Determinantes da inflação brasileira pós regime de metas para inflação: uma análise dos principais índices para a década de 2000

Autores

  • Mateus Boldrine Abrita Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0007

Palavras-chave:

IPCA, Inflação, Década de 2000

Resumo

Essa pesquisa apresenta um estudo analítico dos principais índices de inflação no Brasil, destacando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na década de 2000, bem como seus grupos, subgrupos e importantes desagregações, a fim de verificar quais os componentes que mais pressionaram os níveis de preços. Numa abordagem geral os movimentos do IPCA e seus componentes são os mais representativos do que ocorreu com a inflação brasileira na década de 2000, ou seja, os preços administrados, principalmente na primeira metade da década, e depois, o grupo alimentos, se destacaram como os principais pressionadores do índice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Boldrine Abrita, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia monetária, economia brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais e geografia econômica.

Downloads

Publicado

2015-10-14