Distorções de percepção e avaliação: um estudo de caso no mercado de ações

Autores

  • Mateus Boldrine Abrita Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gercina Gonçalves da Silva Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0010

Palavras-chave:

Distorções de Percepção e Avaliação, Tomada de Decisão, Mercado de Ações

Resumo

As decisões no mercado de ações são muito importantes, pois impactam diretamente os resultados e desempenho. A racionalidade perfeita no processo decisório vem sendo questionada e elementos não racionais, como as emoções, podem influenciar as decisões. Este artigo tem por objetivo verificar se existem elementos não racionais presentes no comportamento dos investidores no mercado de ações, como são os casos das distorções de percepção e avaliação, que podem ser classificadas em: excesso de confiança; otimismo exagerado; ancoragem, status quo, adiamento; e teoria perspectiva. Para tanto foi realizado um levantamento teórico acerca do tema e as principais distorções de percepção e avaliação. Posteriormente, realizou-se um estudo de caso com investidores que atuam no mercado financeiro, tendo como objeto de estudo os investidores no mercado de ações. Elaborou-se para esse fim, questões utilizando-se do embasamento das teorias das finanças comportamentais, e foram executadas as entrevistas com o número de vinte e oito investidores no mercado de ações em diversos locais do país. Essas abordagens se deram por conveniência em uma amostra não probabilística. Os resultados da pesquisa comprovam a presença de elementos psicológicos no processo de tomada de decisão, comprometendo o processo decisório, considerando que as distorções estão presentes no cotidiano dos investidores, evidenciando que a racionalidade perfeita não existe na realidade do mercado financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Boldrine Abrita, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia monetária, economia brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais e geografia econômica.

Gercina Gonçalves da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Possui formação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Atualmente é Doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, e bolsista PROSUP na Universidade Católica Dom Bosco, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperação, Agricultura Familiar, Visão Computacional, Agronegócio.

Downloads

Publicado

2014-01-31