Estrutura de capital das empresas do Brasil e China mediante a crise financeira mundial

Autores

  • Marcela Stéphanie Coutinho de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • Joséte Florencio dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Moisés Araújo Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Edilson dos Santos Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0006

Palavras-chave:

Estrutura de capital, Tradeoff Theory, Pecking Order Theory, Crise financeira

Resumo

Desde a década de 50, diversas pesquisas buscam compreender as variáveis clássicas que determinam a estrutura de capital das empresas. Mas apenas recentemente encontram-se evidências da influência de outros aspectos, tais como as variáveis institucionais e macroeconômicas, que também expliquem essa estrutura de capital. Nesse contexto, os períodos de recessão e crise financeira vêm se tornando relevantes para novas pesquisas. Este trabalho teve como objetivo principal analisar as estruturas de capital das empresas do Brasil e da China, mediante a crise financeira mundial iniciada nos Estados Unidos em 2007. Esta é uma pesquisa de caráter descritivo e explicativo, com o uso da abordagem quantitativa. Têm-se como população da pesquisa as empresas listadas nas Bolsas de Valores dos dois países analisados, relação da qual foram excluídas as empresas do setor financeiro, que apresentavam patrimônio líquido negativo e não dispunham de informações suficientes na base de dados Compustat no período de 2002 a 2011, formando-se assim a amostra do estudo. Para a análise dos dados foi utilizado o modelo de painel desbalanceado com efeitos fixos. Os resultados expõem uma relação inversa entre crise subprime e o endividamento de todas as empresas do estudo, além de expor a importância dos fatores macroeconômicos na definição da estrutura de capital, assim como das relações que comprovam o previsto pelas teorias de Tradeoff e Pecking Order. Assim, em momentos de crise financeira, há um indicativo para que as empresas ajustem a estrutura de capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Stéphanie Coutinho de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Administração

Joséte Florencio dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal de Pernambuco(1983), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco(1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco(1998), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2005) e pós-doutorado pela NHTV Breda University of Applied Sciences(2013). Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade Federal de Pernambuco, Revisor de periódico da GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Revisor de periódico da Base (UNISINOS), Revisor de periódico da GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Revisor de periódico da Alcance (UNIVALI), Revisor de periódico da JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management, Membro de corpo editorial da RAM. Revista de Administração Mackenzie (Impresso) e Revisor de periódico da REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Governança Corporativa, Desempenho, Índice de Governança Corporativa, Empresa Familiar.

Moisés Araújo Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência de ensino em cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Secretariado. Trabalha com pesquisas nas áreas de Administração e Ciências Contábeis, atuando principalmente com Finanças Empresariais e Governança Corporativa. Maiores informações em http://lattes.cnpq.br/2418237727476637

Edilson dos Santos Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2005), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2014).

Downloads

Publicado

2015-10-14