O saber profissional do feirante

Autores

  • Francilene Araujo de Morais Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Darcy Mitiko Mori Hanashiro Universidade Presbisteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0002

Palavras-chave:

Saber, Feirante, Freguês

Resumo

Ao longo da história, as feiras desenvolveram-se e aprimoraram-se, passando a ocupar um papel relevante na construção das cidades. Não obstante, feiras e seus atores sociais, os feirantes, são objetos de estudo negligenciados no campo dos estudos organizacionais. Sendo assim, o objetivo principal deste artigo é entender a maneira como os feirantes aprendem suas profissões. Já, os objetivos específicos são: verificar o significado ou importância que os feirantes atribuem a esta profissão; identificar às maneiras como os feirantes relacionam-se com os fregueses; analisar as formas de divulgação e vendas de produtos. Considera-se relevante estudo, uma vez que possibilita conhecer de “perto” a realidade dos feirantes, respectivas peculiaridades desta profissão e maneiras de socialização, a partir das lentes dos próprios feirantes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas semi estruturadas, com quinze feirantes, donos de barracas da feira livre de Campina Grande, Paraíba. Os resultados indicam que a atividade de ser feirante é predominantemente herdada e trata-se de uma maneira digna de sobrevivência. Além disso, os feirantes investigados investem em mercadorias de qualidade, maneira de exposição dos produtos e relacionamentos de amizade e confiança, como estratégias para divulgar e vender os produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francilene Araujo de Morais, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Administração de Empresas pela Mackenzie-SP, na linha de Gestão Humana e Social nas Organizações. Mestre em Psicologia Social pela UFPB. Graduação (Formação e Licenciatura) em Psicologia pela UFPB. Atualmente, leciona no curso de Administração da Facisa e também coordena os Estágios Supervisionados e Monografias dos cursos pertencentes as Faculdades do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (Administração, Sistemas de Informação, Jogos Digitais, Arquitetura e Urbanismo, Construção de Edifícios, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Ciências Aeronáuticas). Ao longo da carreira profissional, adquiriu experiências acadêmicas e administrativas a nível de Educação Superior, destacando as funções de Assessora da Pró-reitoria Adjunta de Graduação; Diretora do Centro de Humanidades; Coordenadora do curso de Psicologia e da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes. Ministrou diversos componentes curriculares do curso de Psicologia e também Psicologia aplicada a diversas áreas do saber, tais como: educação, saúde, organizações, etc. Realiza capacitações docentes, palestras, consultorias e Treinamento de Colaboradores.

Darcy Mitiko Mori Hanashiro, Universidade Presbisteriana Mackenzie

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Alliant International University, Marshall Goldsmith Management School, San Diego, EUA. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi coordenadora do referido programa entre junho de 2008 até fevereiro de 2014. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Liderança e Diversidade. Foi coordenadora da área temática Comportamento Organizacional (Divisão Estudos Organizacionais da ANPAD ) em 2005-2006. Líder do tema Diversidade e Gênero (Divisão Estudos Organizacionais da ANPAD) em 2011-2012. Coordenadora da área de Estudos Organizacionais do Semead (USP) em 2013 e 2014. Atua na linha de Gestão Humana e Social, nos temas de pesquisa: diversidade nas organizações (relações de gênero, relações raciais e dinâmica da inclusão), estudos cross-cultural, cultura brasileira, identidade e cultura organizacional.

Downloads

Publicado

2015-10-14