A influência da lei de responsabilidade fiscal na redução da Dívida Pública Federal

Autores

  • Barbara Cavalcanti Silva Universidade de Pernambuco
  • André de Souza Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0022

Palavras-chave:

Contas Públicas, Modelo Econométrico, Componentes do Orçamento Público.

Resumo

A Lei de Responsabilidade Fiscal objetivou controlar o déficit público com a finalidade de estabelecer o equilíbrio entre receitas e despesas. O trabalho avalia o impacto da Lei de Responsabilidade Fiscal em vigor desde 2000, sobre a Dívida Pública Federal; assim como investiga a influência da Lei sobre componentes do orçamento público que tem contribuído para a diminuição da dívida e aponta os componentes que atuam no sentido contrário. Para tanto faz uso dos dados dos Relatórios de Gestão Fiscal da União e da análise econométrica de função de intervenção a partir de dados disponíveis no Ipea data e na Secretaria do Tesouro Nacional. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da Lei por não permitir a elevação de determinados componentes do orçamento, e provocar reduções significativas nestes. Porém foram apontados outros componentes sob os quais a Lei apresenta vulnerabilidades, e estes tem se elevado demasiadamente comprometendo a eficácia da Lei na redução da dívida pública. Em harmonia com estes resultados e pelos quais podem se explicados a análise do modelo caracterizou a intervenção da referida Lei como de função de pulso, ou seja, de curto prazo, tendo obtido inicialmente um impacto de redução na dívida pública e posteriormente uma neutralização de sua influência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Cavalcanti Silva, Universidade de Pernambuco

Mestranda em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável na Universidade de Pernambuco (UPE). Curso de Pós Graduação MBA em Gerenciamento de Projetos em andamento na Instituição DeVry Brasil. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: contas públicas; regiões periféricas, políticas públicas; intervenção estatal; e componentes do orçamento público.

André de Souza Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Administração/PROPAD-UFPE. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2000). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de preços. Atualmente, é servidor técnico-administrativo da UFPE com atuação na Gestão de Pessoas.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação (2010), Especialização em Zoologia pela UFRPE (2003), Especialização em Morfologia pela UFPE (2007), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE (2006), Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia e Ecologia pela UFPB (2010) e Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Universidade do Porto (2012). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Ciência Animal Tropical (Mestrado e Doutorado).Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas de Paleontologia, Ecologia, Zoologia, Morfologia, Reprodução e Conservação de Anfíbios Anuros e Répteis (exceto Serpentes); Paleontologia de Anfíbios do Cretáceo e Gestão Ambiental. Atua como Membro do Corpo Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE. CRBIO: 36.658/5-D e CTF IBAMA/SISBIO: 467810. Fones: 081-33206336 (Gabinete-UFRPE), 081-33206326 (Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos-UFRPE).

Downloads

Publicado

2014-01-31