Aplicação das diretrizes propostas pela agenda ambiental da administração pública

Autores

  • Walber Allan de Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0018

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão Sustentável, Sistema de Gestão Ambiental

Resumo

Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) geram diversos benefícios à sustentabilidade das instituições e da sociedade como um todo; nas entidades e órgãos públicos a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) cumpre este papel de SGA para a Gestão Pública; a A3P objetiva implantar princípios de sustentabilidade nas ações desenvolvidas pelas entidades públicas. Este artigo trata da adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, por parte de uma instituição pública, como proposta para um Sistema de Gestão Ambiental; analisou-se especificamente uma Agencia Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, nomeadamente a CPRH. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo feito por meio de um estudo de caso, com enfoque qualitativo do problema. A elaboração de um check-list norteou o estudo de caso. Na abordagem qualitativa foi feito o exame, apreensão e interpretação dos dados. Os resultados revelam que a referida Instituição não possui adesão total a A3P, devido a distintas dificuldades que vão desde a falta de sensibilização dos servidores a questões mais complexas relacionadas, por exemplo, as dificuldades de implantação de uma licitação sustentável. Evidencia-se que a A3P é indispensável para as instituições públicas que possuem o objetivo de inaugurar uma gestão mais sustentável, sendo instrumento de administração ambiental estratégica contribuindo para transformação da Gestão Pública. A discussão final sugere que há uma necessidade de maior apreensão do significado e do valor estratégico da A3P, não apenas como um instrumento de Gestão Ambiental, mas como uma ferramenta de Gestão estratégica para o setor público, tendo em vista que os objetivos da A3P contemplam valores voltados à busca pela sustentabilidade no seu sentido mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walber Allan de Santana, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Gestão Escolar. Presidente da Comissão Interinstitucional de Meio Ambiente de Pernambuco (CIEA-PE). Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, exerceu o cargo de Coordenador de Estágios no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - UFRPE (2011). Atualmente cedido ao Governo do Estado de Pernambuco, exerceu a função de Chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Gerente Geral de Articulação e, atualmente, Diretor de Recursos Florestais e Biodiversidade da Agencia Estadual de Meio Ambiente.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação (2010), Especialização em Zoologia pela UFRPE (2003), Especialização em Morfologia pela UFPE (2007), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE (2006), Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia e Ecologia pela UFPB (2010) e Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Universidade do Porto (2012). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Ciência Animal Tropical (Mestrado e Doutorado).Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas de Paleontologia, Ecologia, Zoologia, Morfologia, Reprodução e Conservação de Anfíbios Anuros e Répteis (exceto Serpentes); Paleontologia de Anfíbios do Cretáceo e Gestão Ambiental. Atua como Membro do Corpo Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE. CRBIO: 36.658/5-D e CTF IBAMA/SISBIO: 467810. Fones: 081-33206336 (Gabinete-UFRPE), 081-33206326 (Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos-UFRPE).

Downloads

Publicado

2014-01-31