De Miles e Snow a Bracker e Pearson: o caráter estratégico das empresas de pequeno e médio porte

Autores

  • Cassio Roberto Conceição de Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Jenny Dantas Barbosa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0009

Palavras-chave:

Planejamento, Comportamento Estratégico, Desempenho Empresarial, Empresas de Pequeno e Médio Porte

Resumo

É inegável a contribuição dos pequenos e médios negócios para o fortalecimento socioeconômico das nações. Apesar disso, há indicativos de que a falta de instrumentos de gestão tem elevado os índices de mortalidade desse agrupamento empresarial principalmente no nordeste brasileiro. Para comprovar essa assertiva foi realizado este estudo que tem como objetivo analisar o planejamento, o comportamento estratégico e o desempenho das empresas industriais de pequeno e médio porte em Sergipe, com base nos modelos de Miles e Snow (1978) e Bracker e Pearson (1986). O método de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos e a coleta de evidência empírica foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com doze empresas de pequeno e médio porte. Os principais resultados indicam que os dirigentes dessas empresas recorrem ao planejamento intuitivo - não formalizado, apoiam-se em estratégias defensivas e prospectoras para enfrentar a dinâmica do ambiente dos negócios e percebem o desempenho da empresa de forma positiva.

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Biografia do Autor

Cassio Roberto Conceição de Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS), linha de pesquisa - Relações da PI, Ciência e Tecnologia com a Indústria e Sociedades. Mestre em Administração (UFS/2013). Especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal (UFS/2010). Graduado em Administração (UNIT/2008). É Professor e Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau (Aracaju). Foi bolsista da Capes, desenvolvendo a função de Professor Tutor no curso de Administração Pública da UAB/CESAD/UFS. Possui experiência em gestão educacional e em docência do ensino superior presencial e à distância. Interesse de pesquisa: Gestão do Conhecimento, Redes Interorganizacionais, Aglomerações Produtivas de MPEs, Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo, Estratégia, Inovação em Serviços, Educação à Distância, Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas.

Jenny Dantas Barbosa, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Dirección y Estrategia Empresarial - Universidad Complutense de Madrid (1995). Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1979) . Graduação em Administração pela UFS (1976). Especialização em Administração Publica pela Universidad Alcalá de Henares (1990, Espanha) e Gestão de Empresas de Turismo pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui experiência na área de Administração Pública (Presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe e Pro_Reitora de Planejamento da UFS), com ênfase em Estratégia Empresarial. Tem atuado nas seguintes linhas de pesquisa: administração publica, pequenas empresas e gestão ambiental.

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Publicado

2014-01-31