De Miles e Snow a Bracker e Pearson: o caráter estratégico das empresas de pequeno e médio porte
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0009Palavras-chave:
Planejamento, Comportamento Estratégico, Desempenho Empresarial, Empresas de Pequeno e Médio PorteResumo
É inegável a contribuição dos pequenos e médios negócios para o fortalecimento socioeconômico das nações. Apesar disso, há indicativos de que a falta de instrumentos de gestão tem elevado os índices de mortalidade desse agrupamento empresarial principalmente no nordeste brasileiro. Para comprovar essa assertiva foi realizado este estudo que tem como objetivo analisar o planejamento, o comportamento estratégico e o desempenho das empresas industriais de pequeno e médio porte em Sergipe, com base nos modelos de Miles e Snow (1978) e Bracker e Pearson (1986). O método de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos e a coleta de evidência empírica foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com doze empresas de pequeno e médio porte. Os principais resultados indicam que os dirigentes dessas empresas recorrem ao planejamento intuitivo - não formalizado, apoiam-se em estratégias defensivas e prospectoras para enfrentar a dinâmica do ambiente dos negócios e percebem o desempenho da empresa de forma positiva.Downloads
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