O processo decisório no Instituto Federal De Santa Catarina – campus Chapecó: uma relação com o desenvolvimento organizacional

Autores

  • Andressa Bregalda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Júlio Eduardo Ornelas Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Cláudio José Amante Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.004.0010

Palavras-chave:

Processo Decisório, Estilos de Decisão, Desenvolvimento Organizacional

Resumo

O processo decisório é fundamental para a administração das organizações e possibilita o gerenciamento de melhorias. Este artigo apresenta o perfil de tomada de decisão dos gestores do Campus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e cria uma relação com o desenvolvimento organizacional desta Instituição. Trata-se de um estudo de caso a partir de pesquisa aplicada, descritiva e com abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de utilização de questionário e sua análise resultou da interpretação de gráficos e das respostas das questões abertas. Os resultados obtidos mostraram o estilo de decisão predominante e as dificuldades encontradas no processo de tomada de decisão. Com isso ressalta-se a importância do estudo na área do processo decisório para que seja intensificada a busca pela missão desta instituição. Cabe aos gestores cumprirem seu papel de nortear este processo e incentivar seus subordinados a buscarem e cumprirem os objetivos almejados pela organização.

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Biografia do Autor

Andressa Bregalda, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialista em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Cargo: assistente em administração. Tem experiência nas áreas de Administração geral, Recursos Humanos, compras, licitações e administração de materiais e patrimônio.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, é diretor operacional da FEPESE e Diretor de Projetos no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina - CEPED UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.

Júlio Eduardo Ornelas Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre (2013) e Graduado (2011) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiências na área de Administração, com ênfase Gestão Universitária, Educação Superior, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. Vice-Diretor e Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU/UFSC.

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira; é Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela OUI - Organização Universitária Interamericana (2004). Mestre em Administração e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina, e pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe IESALC, da Unesco. É Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación HAME (2012). Coordenador do Grupo de pesquisa no CNPq Universidade e Sociedade. É professor da UFSC Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo e a Criatividade. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração CPGA e Administração Universitária PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a gestão Universitária. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária e Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária INPEAU. É Membro da Organização Universitária Interamericana OUI e Coordenador do Centro IGLU Região Brasil. É Editor da Revista de Ciencias da Administração CAD/UFSC.

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre pelo Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional - em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Administração e especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais. É professor, membro do quadro regular, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, vinculado a Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas. Atua como pesquisador da área da gestão da educação superior, propondo uma ênfase na avaliação institucional (SINAES) e nos processos de gestão acadêmica, tendo publicado mais de 15 artigos, desde 2009, em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias voltadas para o ENADE. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração, gestão do conhecimento, método científico e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior.

Cláudio José Amante, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado I. Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1985), Mestrado em Odontologia pela UFSC (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre o Ensino Odontológico (GIPEO), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Saúde (GIS) e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), Professor das Disciplinas de Gestão e Marketing Aplicados a Odontologia e Estágio Supervisionado Interdisciplinar I Módulo Urgência Odontológica do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC. Administração do Ensino Superior (Coordenadoria do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC); Conselho Universitário da UFSC (Membro Representante da Câmara de Ensino da Graduação); Câmara de Ensino da Graduação (Membro Representante do Conselho da Unidade do CCS); Conselho da Unidade do CCS (Coordenadoria do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC); e, Hospital Universitário da UFSC (Comitê Gestor do Planejamento Estratégico do Hospital Universitário da UFSC Plano 2012). Pró Reitor De Assuntos Estudantis da UFSC (2008-2012), Secretário Nacional do FONAPRACE (2008-2010) e Reitor em Exercício da UFSC em dois períodos no ano de 2009 (09 e 10/02 e 27 e 28/04/09). Membro do Conselho de Curadores da UFSC (2014-). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária PPGAU, da UFSC (2014-).

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Publicado

2014-01-31