‘Cardápio humano?’: projeção do self digital na sociedade líquida
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0029Palavras-chave:
Apresentação do Eu, Aplicativos de Relacionamento, Sociedade LíquidaResumo
Esse estudo visa analisar como os perfis nos aplicativos de relacionamento podem regular impressões e ao mesmo tempo diminuir estruturas rígidas e racionais no modo pelo qual as pessoas se relacionam. Como base teórica utilizamos a apresentação do self (MEAD, 1934; Goffman, 1975) digital tomando em consideração o contexto da condição líquida da modernidade (Bauman, 2001). Realizamos um estudo de natureza exploratória e abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com 37 pessoas, totalizando 29 horas e 22 minutos. Os dados foram submetidos à análise de domínios e categorias. Nossos dados sugerem que a busca por representatividade para o outro nos aplicativos de relacionamento gera uma projeção de self digital. Teorizamos, portanto, que esta construção de diferentes projeções do self digital é extremamente frágil e altamente influenciada pelos padrões de consumo da fluida sociedade pós-moderna, sendo esta a principal contribuição empírica deste artigo.
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