‘Cardápio humano?’: projeção do self digital na sociedade líquida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0029

Palavras-chave:

Apresentação do Eu, Aplicativos de Relacionamento, Sociedade Líquida

Resumo

Esse estudo visa analisar como os perfis nos aplicativos de relacionamento podem regular impressões e ao mesmo tempo diminuir estruturas rígidas e racionais no modo pelo qual as pessoas se relacionam. Como base teórica utilizamos a apresentação do self (MEAD, 1934; Goffman, 1975) digital tomando em consideração o contexto da condição líquida da modernidade (Bauman, 2001). Realizamos um estudo de natureza exploratória e abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com 37 pessoas, totalizando 29 horas e 22 minutos. Os dados foram submetidos à análise de domínios e categorias. Nossos dados sugerem que a busca por representatividade para o outro nos aplicativos de relacionamento gera uma projeção de self digital. Teorizamos, portanto, que esta construção de diferentes projeções do self digital é extremamente frágil e altamente influenciada pelos padrões de consumo da fluida sociedade pós-moderna, sendo esta a principal contribuição empírica deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Jéssica Pereira, Fundação Getúlio Vargas

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP, EAESP, onde atua como professora extracarreira no curso de graduação em Administração de Empresas. Teve período sanduíche na University of Victoria, British Columbia, Canadá. Foi Teaching Assistant (T.A) no curso de especialização Master in Business and Management (MBM) da FGV. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado pela Universidade Federal de Lavras com bolsa CNPq. Em ambos cursos foi aprovada com distinção por conduta e qualidade do trabalho apresentado. Atuou como pesquisadora e orientadora no projeto "Conexão Local", financiado pelo GVpesquisa. Também, prestou serviços para o Curso de Mestrado e Curso de Doutorado em Administração de Empresas (CMCD AE) e para o Curso do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade - Sustentabilidade (MPGC). Nesses cursos, atuou como assistente de coleta capes e elaboração de métricas para avaliação da produtividade docente. Atua principalmente na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais, sendo também pesquisadora de vários grupos de pesquisa nesta linha (HAOS - FGV; NEORGS - UFLA; Observatorio C.A.F.E - UFOP; LEPE - UFOP). Trabalha com pesquisas que envolvem tanto metodologias qualitativas, a partir de análises discursivas, fenomenológicas ou de conteúdo, quanto metodologias quantitativas com o auxílio dos softwares SPSS ou R.

Alice de Freitas Oleto, Fundação Getúlio Vargas

Professora do Mestrado Acadêmico em Administração no Centro Universitário Unihorizontes. Professora Auxiliar da trilha de pessoas no INSPER. Doutora em Administração de Empresas pela FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, linha de pesquisa: Estudos Organizacionais. Mestre em Administração pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Especialista em Direito Público pela UCAM - Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro/RJ. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos em Nova Lima/MG.

Karen Spencer Mota, Fundação Getúlio Vargas

Graduação em Psicologia pela PUC-RS (1996), MBA em Gestão de Processos pela ESPM (2002) , Mestrado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2012) e Doutorado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP ( tese aprovada com distinção em maio-2021). Professora nos cursos de pós-graduação da FGV/SP e FIA em disciplinas de gestão de pessoas e recursos humanos, tendo sido eleita por dois anos consecutivos, 2017-18, professora melhor avaliada no curso de especialização em administração para graduados da FGV/EAESP. Vivência de 24 anos em Recursos Humanos, voltados à gestão de processos e pessoas, atuando em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Bens de Consumo (AMBEV), Comunicação (GRUPO RBS ? REDE GLOBO/RS), Tecnologia (DIGITEL) e Serviços (PwC). Tenho forte experiência no planejamento e execução de projetos nas áreas de desenvolvimento e educação (desenvolvimento e coaching para alta liderança, diretores e vice-presidentes); sistemas de gestão de desempenho e competências; programas de remuneração estratégica; coordenação e condução de treinamentos comportamentais; assessment center para mapeamento de potenciais; e diagnóstico e melhoria de engajamento e clima organizacional. Atualmente é psicoterapeuta cognitiva comportamental e Sócia da Desenvolverh atuando em processos de desenvolvimento de liderança. 

Maurício Donavan Rodrigues Paniza, Fundação Getúlio Vargas

Sou doutorando em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), na linha de pesquisa em Estudos Organizacionais. Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), também na linha de Estudos Organizacionais. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduando em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente, sou professor colaborador do departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também atuo como professor tutor em cursos de especialização do EaD Mackenzie e do FGV Online, em regime de prestação de serviços, em disciplinas como Gestão de Pessoas, Modelos Contemporâneos de Organização e Aplicação de Conhecimento. 

Izabely Regina Gibelato, Fundação Getúlio Vargas

Doutorado em curso pela Fundação Getúlio Vargas - SP, linha de Estudos Organizacionais. Mestre em Administração na Universidade Estadual de Londrina (2016), linha de Sustentabilidade & Organizações. Graduada em Administração de empresas UEL (2013). No espaço de pesquisas acadêmicas tenho particular interesse pelos temas de Identidade Organizacional; Sustentabilidade Organizacional; Crises Organizacionais; Sujeitos e Organizações. 

Downloads

Publicado

2020-12-02