Multinacionais em mercados emergentes: existem pressões institucionais para o desenvolvimento sustentável?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0028

Palavras-chave:

Teoria das Multinacionais, Teoria Institucional, Desenvolvimento Sustentável, Mercados Emergentes, Políticas Ambientais

Resumo

As empresas multinacionais têm operado suas fábricas em contextos emergentes e subdesenvolvidos. Nesses contextos, as empresas encontram uma legislação ambiental branda, leis trabalhistas frágeis, matéria prima em abundância e salários baixos. O presente ensaio tem como objetivo discutir a atuação das empresas multinacionais e suas políticas ambientais em ambientes institucionais emergentes. Assim, esse ensaio teórico busca contribuir com as discussões sobre pressões institucionais que as multinacionais sofrem em contextos emergentes, sob a luz da Teoria Institucional, já que existe uma ausência de ensaios teóricos que trabalham essa vertente. Para tanto, esse ensaio utiliza como pano de fundo para a discussão a Teoria das Multinacionais e a Teoria Institucional. O ambiente institucional afeta a atuação das multinacionais, alterando suas políticas e práticas ambientais. Países emergentes são caracterizados por problemas sociais e com altos níveis de corrupção. As empresas ao se instalarem nesses ambientes encontram regras não claras e consumidores com baixo poder de pressão por produtos, ações e políticas ambientais. Portanto, essas regras não claras deixam espaços para que as firmas atuem de forma a atingir seus objetivos organizacionais, sem a preocupação com as demandas de todas as partes interessadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Bandeira Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Graduado Summa Cum Laude em Administração na Universidade Federal do Ceará (Brasil)/Universidade do Porto (Portugal). Mestrando em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará (Brasil), orientado pela Profa, Dra. Marcelle Colares Oliveira. Durante sua trajetória na graduação, atuou como bolsista de monitoria e em projetos de pesquisa, sendo indicado ao 14°Prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq (2017) e premiado como melhor artigo da conferência internacional XX Engema USP (2018). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: responsabilidade social corporativa, gestão socioambiental e governança corporativa. Graduated Summa Cum Laude in Business Administration at the Federal University of Ceará (Brazil) / University of Porto (Portugal). Master student in Administration and Controlling at the Federal University of Ceará (Brazil), supervised by Prof. Dr. Marcelle Colares Oliveira. During his undergraduate career, he worked as teaching assistant and in research projects, being nominated for the 14th CNPq Scientific Initiation Outstanding Award (2017) and awarded the best paper at XX Engema USP - International Conference (2018). He develops research in the following areas: corporate social responsibility, environmental management and corporate governance. 

Gerliane Maia Costa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em administração e controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2019). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2013). 

Thicia Stela Lima Sampaio, Universidade Federal do Ceará

Discente do mestrado acadêmico em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará turma 2019-2021, linha de pesquisa Contabilidade, Controladoria e Finanças, tendo sido representante discente da turma por 1 ano e meio. Tem como orientador Professor PhD. Vicente Crisóstomo. Possui graduação/bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC, com devido registro no CRC-CE. Estagiou no Banco do Brasil, na Industria Naval do Ceará, e na ACEP. Atuou como chefe da dívida ativa do município de Caucaia-Ce, exerceu cargo de Gerente Administrativa em empresa de representação comercial, também exerceu monitoria em disciplinas ministradas pela então Profa. Maria da Glória, na UFC no curso de Ciências Contábeis. Atuou como apoio técnico na elaboração do Livro Manual de Auditoria Governamental, de autoria da Profa. Maria da Glória Arrais Peter e do Prof. Marcus Vinícius Veras Machado. Tutora EAD certificada pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Atuou como professora conteúdista da disciplina Orçamento Empresarial para os cursos de graduação Administração e Contabilidade.

Downloads

Publicado

2021-03-22

Edição

Seção

Responsabilidade Socioambiental Corporativa