Estrutura institucional na avaliação e monitoramento de políticas públicas: uma análise nos países do MERCOSUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0019

Palavras-chave:

Políticas públicas, Avaliação, Monitoramento, Instituições, Mercosul

Resumo

O presente artigo procura analisar a institucionalidade do sistema avaliação e monitoramento de políticas públicas (AMPP) nos países do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Especificamente, interessa descrever a estrutura institucional vigente para detectar a possível convergência, heterogeneidade e limitações dos distintos arranjos institucionais de AMPP nos países analisados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza o procedimento de análise de conteúdo para estimar um indicador de institucionalização. O estudo utiliza como fonte de dados as principais legislações nacionais, normativas, planos e diretrizes de política pública vigentes, assim como dados secundários e relatórios de organizações internacionais. Considera-se que, um sistema nacional de avaliação e monitoramento consolidado e unificado, pode impactar positivamente na performance das políticas públicas. Os principais resultados da análise mostram que existe heterogeneidade na institucionalidade de AMPP dos países, e quando comparados, o sistema nacional do Brasil apresenta o maior nível (alto), seguido da Argentina e Uruguai (médio) e por último Paraguai (baixo). Por fim, os países coincidem na ausência de uma política nacional de avaliação e monitoramento ampla e unificada, assim como na falta de uma agência nacional/federal que coordene o sistema nacional de AMPP.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ramos Torres, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Ciências Econômicas: Economia, Integração e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração-Latino-americana (UNILA). Mestrando em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas, (CEPECON) e do Grupo de Pesquisa: Tecnologias Emergentes, Sociedade e Desenvolvimento da UFPR, ambos cadastrados no CNPq. Também participa da Rede Ibero-americana de Governo, Política e Gestão Pública (RIEG).

Dalglish Fernando Vieira, Universidade Federal do Paraná

No serviço público desde 2006 (Companhia de Saneamento do Estado do Paraná), Dalglish Fernando Vieira foi nomeado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em 2014. Inicialmente foi lotado na Pró-Reitoria de Extensão, onde, dentre outras atividades, atuou como Chefe da Seção de Acompanhamento das Ações de Extensão (2015-2017) e como Chefe da Coordenadoria de Extensão (2017). Bacharel em Direito, com especialização em Direito Administrativo e mestrando no Programa de Pós-graduação em Politicas Plublicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuou como Chefe da Corregedoria Seccional da UNILA, unidade administrativa vinculada hierarquicamente à Reitoria, porém, com sujeição às orientações normativas da Corregedoria-Geral da União (CRG/CGU), entre outubro de 2017 e junho de 2020.

Renata Jacobovski, Universidade Federal do Paraná

Bacharela e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel, em 2015. Realizou PICV e PIBIC (2012-2013) com financiamento pela Fundação Araucária. Ex-integrante do Grupo de Pesquisa em Enfermagem Materno-infantil da Unioeste (2012-2014). Ex-Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID Enfermagem Unioeste/Cascavel (2014-2015). Integrante do Grupo de Pesquisa Política, Avaliação e Gestão em Saúde - UFPR (2020 - atual). Possui experiência profissional em Saúde Pública no âmbito da Atenção Primária: Enfermeira da ESF no Município de Piraquara - PR entre 2016 e 2018, exercendo o cargo de Coordenadora de Unidade Básica de Saúde em 2018. Experiência na obtenção do Selo Bronze de Qualidade em APS, referente ao gerenciamento dos riscos, com foco na segurança do cidadão e da equipe (APSUS 2017). Atualmente é Enfermeira Estatutária na Prefeitura Municipal de Curitiba - PR (segunda colocada no concurso público de 2016) com atuação na Atenção Básica entre julho de 2018 e outubro de 2019. Atualmente Enfermeira da Urgência e Emergência da rede Municipal de Curitiba (Unidade de Pronto Atendimento). Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela Uninter (Lato Sensu-360 hrs). Terapeuta Comunitária Integrativa (TCI) pela Acreditar e Compartilhar, formação em 2019. Conselheira Municipal de Saúde pelo Sindicado Municipal dos Trabalhadores de Curitiba - SISMUC (gestão 2020-2023) durante o ano de 2020. Mestranda em Políticas Públicas pela UFPR.

Downloads

Publicado

2021-03-22