Federalismo em vertigem, uma ascendência de problemas na administração pública?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0011

Palavras-chave:

Federalismo, Administração, Entidades, Municípios

Resumo

Esta pesquisa é calcada na análise do sistema de governo brasileiro, buscando a arguição acerca da administração pública no domínio dos entes federados que compõe o Estado Federativo. Em um momento em que se almeja a democracia em seu melhor desempenho, cabe examinar a importância de aplicar a constituição vigente e respeitar os atos diligentes de organizar a distribuição de riquezas. No desdobramento da investigação, inquire-se a normativa constitucional, eficiência, prática e aderência perante as instituições e os governantes, assim como instigar a apresentação de falhas e proficiências no modelo federalista de um modo geral. Com vista na complexidade de levantar informações a respeito de um sistema político, os dados reunidos são norteados por meio da pesquisa bibliográfica, buscando a vertigem que assola o sistema federalista, bem como levar informações positivas que um Estado descentralizador pode oferecer. Apresenta-se, como fonte de estudo a proposta do novo Pacto Federativo apresentado recentemente pelo governo brasileiro e desenvolvido pelo ministro e economista Paulo Guedes. Ainda sem vigência, são grandes os desafios de encontrar uma solução administrativa que apresente a melhor forma de suprimir as ociosidades de uma federação. Por fim, a realização de procedimentos administrativos sérios fomenta o crescimento econômico, político e social de um Estado, logo, é necessário percorrer um sistema que apresente um meio termo na centralização e descentralização de poderes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geová Farias de Gois, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (2007) e graduação em Direito pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (2015). Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão de Pessoas em Ambiente de Mudanças pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (2009) e Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE (2013). Atualmente é mestrando no Programa de Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atua com Analista Judiciário - Direito no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco - TJPE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, e na área de Direito. 

Natallya de Almeida Levino, Universidade Federal de Alagoas

Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (2007), graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Alagoas (2007). Professora do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). 

Downloads

Publicado

2020-12-02