Modelo de artefato de rotina organizacional de inspeção predial: uma proposta a partir de uma análise em administradoras de condomínios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0010

Palavras-chave:

Rotinas organizacionais, Artefato, Manutenção de edificação

Resumo

As rotinas são as habilidades de uma organização. Embora as rotinas organizacionais estejam em toda parte, elas têm sido difíceis de serem conceituadas de forma rigorosa ou imutável. Este estudo tem como objetivo analisar como a imersão social em empresas administradoras de condomínios contribui para constituição de um modelo de artefato de rotina organizacional de inspeção predial para manutenção de edificações. O estudo é de natureza essencialmente qualitativa. Foram realizadas observações, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental relativas à rotina organizacional de inspeção predial de administradoras de condomínio sendo o estudo aplicado em três organizações de porte variado, atuantes no oeste de Santa Catarina. O método utilizado para a pesquisa é o estudo comparativo de casos, onde a essência está na tentativa em orientar uma decisão ou um conjunto de decisões, porque elas são tomadas, como elas são implementadas e qual o resultado. Para análise do conteúdo foi utilizado a triangulação dos dados, embasados na combinação de diferentes modos de coleta, na busca de validar o processo de direcionamento do estudo. Por conseguinte, focadas nas entrevistas e observação, foram caracterizadas e descritas as tarefas componentes das rotinas em questão. A pesquisa documental favoreceu a apresentação de um artefato para auxiliar na inspeção predial com foco principal na manutenção preventiva do imóvel. Pode-se compreender e demonstrar aspectos inerentes à fraca imersão social onde constatou-se uma postura reativa dos entrevistados frente ao contexto social de suas rotinas.

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Biografia do Autor

Cleber Coradi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2005). Mestrando do Mestrado Profissional em Administração pela Unoesc Chapecó (2018). Professor e coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade do Oeste de Santa Catarina campus de Xanxerê. Possui experiência na área de gerenciamento de projetos, desenvolvimento de projetos de engenharia tais como estruturas de concreto armado, hidrossanitário, elétrico, preventivo. Possui vasta experiência em execução de obras de pequeno e médio porte e também com administração de obras.

Juliano Danilo Spuldaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Administração pela Unoesc, Campus de Joaçaba seguiu seu desenvolvimento de carreira de pesquisador e docente por meio da realização do curso de mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Depois disso, passou a atuar profissionalmente na concepção e implementação de processos de planejamento estratégico, o que o levou a escolher estratégia empresarial como temática do Doutorado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após sua conclusão, dedicou-se à pesquisa, ensino e consultoria em Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico. Atualmente estuda, leciona e executa assessorias e consultorias em assuntos relacionados à estratégia das empresas, especialmente no que se refere à construção e implementação de suas estratégias, capacidades e também das rotinas organizacionais que executam.

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Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade