Estudo estratégico para o desenvolvimento do turismo sustentável nos municípios que compõem a região da AMAI no Oeste Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0009

Palavras-chave:

Desenvolvimento do Turismo, Estratégias, Região da AMAI, Matriz CDP

Resumo

O estudo aborda estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios que compõem a região da Associação dos Municípios do Alto Irani - AMAI de forma intermunicipal. O objetivo da pesquisa está em desenvolver um estudo estratégico que possa servir de suporte para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios que compõem a região da AMAI no Oeste Catarinense. Adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental e a Matriz de Condicionantes, Deficiências e Potencialidades (Matriz CDP). Por meio da Matriz CDP, elaborou-se os objetivos estratégicos e as metas para o desenvolvimento sustentável do turismo. Como resultados identificamos a precária infraestrutura urbana e rural para suprir a demanda do turismo local e a falta de políticas públicas intermunicipais para o desenvolvimento sustentável do turismo. O estudo propõe um direcionamento possibilitando a correção das fragilidades e promovendo as potencialidades por meio das rotas turísticas intermunicipais como forma de criar meios que possibilitem o cumprimento dos objetivos estratégicos pré-estabelecidos promovendo o turismo sustentável regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Saccol Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em administração UNOESC (2019). Pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em Desenvolvimento Regional e Dinâmica Regionais, Arquitetura e Patrimônio, Direito Imobiliário, Arquitetura e Design de Interiores, Arquitetura e Paisagismo, Gastronomia e Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos e Docência no Ensino Superior, Gestão e Tutoria no EaD. Arquiteto e Urbanista pela Unoesc (2007). Atua como professor e pesquisador do curso de Arquitetura e Urbanismo. Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê. Professor e coordenador técnico das pós-graduações de Planejamento Urbano, Sistemas Construtivo de Edificações e Arquitetura de Interiores. Coordenador da pós-graduação de Projeto e Execução de Edificações. Membro do comitê de avaliação e seleção de projetos de pesquisa da Unoesc Xanxerê. Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo. Professor da Universidade da Melhor Idade de Xanxerê - UMIX na disciplina de turismo. Tem experiência na coordenação e elaboração de Planos Diretores de Desenvolvimento Territorial, em projeto de arquitetura de edificações comerciais e de interiores. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento, urbano, gestão territorial, planejamento urbano, arquitetura de interiores, patrimônio histórico urbanos. É cervejeiro caseiro artesanal desde 2014, possui certificação em água cervejeira e cervejas Ácidas. Sommelier de cerveja pelo ICB (2019).

Vanessa Matté, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina(2018). Atualmente é Arquiteta do Mussio Arquitetura e Engenharia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade