Fatores motivadores no processo de externalização das atividades empresariais: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0008

Palavras-chave:

Vantagem competitiva, Cadeia de valor, Externalização

Resumo

As decisões estratégicas empresariais que indicam uma postura focada em eficácia alinhada a criação de valor ao cliente, é estimulada pelo envolvimento de todas as partes da empresa, passando desde as atividades primárias até as atividades fins. Um dos aspectos de formação da cadeia de valor, remete as decisões de externalização de atividades desta cadeia. Entender os fatores motivadores no processo de externalização é crucial no estabelecimento dos objetivos estratégicos. Este artigo objetiva construir uma investigação e análise frente as diferentes abordagens de autores, sobre os fatores e atividades que são motivadores para o processo de externalização. Foi utilizado o método de revisão da literatura, apropriado para discussões sob o ponto de vista teórico e contextual, selecionando artigos com enfoque em estudo de caso sobre o tema externalização, especialmente estudos de casos de empresas brasileiras publicados nos últimos 10 anos. Verifica-se que decisões entre fazer ou comprar estão relacionadas com a formatação da empresa diante da estratégia competitiva, da disponibilidade e know how da empresa e dos fornecedores, do acesso à tecnologia, na estrutura de custos, da geração de qualidade, da capacidade instalada, da possibilidade de ganhos de escala, e o quanto a empresa está focada no core bussiness. Estes fatores podem ser determinantes para a escolha da prática de externalização de processos e atividades da empresa. As análises dos achados trouxeram ainda os principais fatores motivadores ao processo de externalização das atividades de produção, logística e manutenção em diferentes segmentos da economia. Os resultados encontrados convergem nos fatores motivadores redução de custos, tanto em mão-de-obra quanto processos produtivos, qualificação de mão-de-obra, investimento em tecnologia, ganhos de escala e desempenho financeiro, consoantes com a literatura abordada.

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Biografia do Autor

Leonardo da Silva Fernandes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando em Ciências Contábeis pela Unisinos. Especialista em Controladoria e Finanças pela Unisinos (2018); Bacharel em Administração pela Unisinos (2013); Técnico em Gerenciamento Empresarial pela Universidade QI (2006); Formação em Coaching pelo IBC (2017). Possui certificação profissional CPA-20 pela Anbima (2014); Supervisor bancário; Presta consultoria na área de recrutamento e seleção e atua como Life Coach. 

Lucio Gomes Linck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Administração de Empresas (2008), com Especialização em Finanças Corporativas pela Unisinos (2011) e Especialização em Controladoria pela UFRGS (2017). Possui artigo publicado em revista internacional e premiação de melhor artigo no congresso APIMEC 2012. Tem experiência na área de Administração em grandes empresas, com ênfase em Administração Financeira e Controladoria.

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Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade