A relevância da fraude contábil ocorrida na Via Varejo S.A.: um estudo de eventos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0017

Palavras-chave:

fraude contábil, relevância, estudo de eventos

Resumo

A partir de novembro de 2019 a Via Varejo S.A. iniciou uma investigação interna independente cuja conclusão indicou a ocorrência de fraudes e erros contábeis com impacto nos demonstrativos contábeis daquele ano de R$ 1,19 bilhão. Ao longo da investigação foram divulgadas ao mercado informações a seu respeito pela Via Varejo S.A. e sua antiga controladora – Cia Brasileira de Distribuição. O objetivo deste trabalho é, justamente, verificar a relevância dessas informações pertinentes à fraude contábil ocorrida na Via Varejo S.A. Para tanto, foi empreendido um estudo de eventos do retorno das ações das empresas envolvidas, quais sejam, as próprias Via Varejo S.A. e Cia Brasileira de Distribuição, nas datas de divulgação daquelas informações pertinentes à fraude contábil em questão. Os resultados apontam diversos retornos anormais nos ativos sob análise nas janelas de eventos, indicando a relevância da divulgação de informações relacionadas à fraude contábil ocorrida na Via Varejo S.A.. Conforme predito, nas ações da Cia Brasileira de Distribuição predominaram os retornos anormais negativos. Por outro lado, nas ações da Via Varejo S.A. predominaram os retornos anormais positivos, inobstante haver indícios de uma reação inicial incerta dos agentes de mercado. O resultado inesperado em relação ao retorno das ações da Via Varejo S.A. pode decorrer de uma interpretação do mercado no sentido de que o modo como foi desvelada a fraude contábil pela Via Varejo S.A. representa um aprimoramento de seus mecanismos de Governança Corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique Krauspenhar, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC/UFSC). Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Suliani Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2020-06-03