Value relevance das provisões e passivos contingentes divulgados no formulário de referência de companhias brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0028

Palavras-chave:

Provisões, Passivos contingentes, Value relevance, Formulário de Referência

Resumo

Este estudo pretende examinar o value relevance das provisões e passivos contingentes presentes no Formulário de Referência, de acordo com a chance de desembolso atribuída pela companhia para cada processo (remota, possível ou provável). Estabeleceram-se como hipóteses do estudo que haveria value relevance nas provisões e os passivos contingentes divulgados pela companhia no Formulário de Referência. A amostra inclui companhias listadas na B3, bolsa de valores do Brasil, dentro dos setores de Consumo Não Cíclico, Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Comunicações e Utilidade Pública no período 2010 a 2020, o que resultou em um total de 75 companhias e 735 observações. Em linha com o objetivo e o teste de hipóteses propostos, a técnica estatística aplicada é a análise de dados em painel, aplicando-se modelo linear longitudinal de regressão, baseado em modelo adaptado de relevância de Ohlson (1995). As conclusões mais importantes foram de que não há value relevance quanto às provisões e aos passivos contingentes classificados no Formulário de Referência. Dentre as contribuições deste estudo, destaca-se a rejeição das hipóteses quanto ao value relevance das provisões e passivos contingentes registrados no Formulário de Referência, confirmando-se literatura prévia, especialmente sob a perspectiva de que as informações contidas em divulgações não auditadas das companhias, como o Formulário de Referência, podem ser percebidas diferentemente pelo investidor em comparação àquelas auditadas, como o Balanço Patrimonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bertoldi Pescador, Universidade Federal de Santa Catarina

Advogado tributarista, sócio da Amorim Advocacia. Vice-Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/SC. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da UFSC. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Especialista em Direito Processual Civil pela Damásio. MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Membro da Associação de Estudos Tributários de Santa Catarina (ASSET/SC). Extensão em Planejamento Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), dentre outros cursos. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Suliani Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (Linha de Pesquisa: Contabilidade para Usuários Externos - FEA/USP), mestre em Contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Editora-adjunta da Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC-UFSC) de março de 2020 a dezembro 2021. Recebeu premiações de melhor pôster no XX USP International Conference in Accounting e de trabalho no 9° Congresso UFSC Controladoria e Finanças, XXII Congresso Brasileiro de Custos, 13º ECECON, 12º ECECON, 2º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade e no 18º Congresso Brasileiro em Contabilidade (CFC). Participou de diversos eventos na área de Administração e Contabilidade e possui artigos publicados em revistas da área. Desenvolve pesquisas nas áreas de Contabilidade Financeira, Qualidade da Informação Contábil, Evidenciação e Sustentabilidade, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças e Ensino e Pesquisa em Contabilidade. 

Alex Mussoi Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná (2008). Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Professor orientador do Programa de Doutorado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde - UNOPAR. Integrante do grupo de estudo e pesquisa em metabolismo, nutrição e exercício (GEPEMENE). Experiência na área de Treinamento Resistido. 

Downloads

Publicado

2021-11-08