Teoria dos dois fatores: condições de (des)motivações em uma instituição de ensino superior de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0001

Palavras-chave:

Organização, Gestão organizacional, IF Sudeste MG.

Resumo

Este artigo ancorou em analisar a gestão de qualidade e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, sob a ótica de satisfação dos seus colaboradores no que alude a estrutura da organização e como correlacionam a política de gestão organizacional da instituição. O objetivo central deste trabalho esteve em ponderar, compreender e interpretar qual é a percepção dos pesquisados acerca da estrutura organizacional da instituição e o que percebem por fatores (des)motivacionais ao meio que vivem e convivem, amparado a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg. Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza majoritariamente qualitativa a qual norteou a execução desta pesquisa, entrevistando sete indivíduos com ocupações hierárquicas distintas, propondo aproximar ao máximo da realidade dos fatos. A partir das respostas, notou-se que a instituição procura sua melhoria contínua, revelando sua intenção em constantemente mitigar causas pontuais antes que resultem num impasse em cadeia dentro do seu desenho organizacional com o propósito de melhorias nos quadros de chefias e coordenações. Concluí-se que este aspecto apresenta valia visto que a organização é uma entidade social porque é constituída por pessoas; é dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar resultados sendo deliberadamente estruturada pelo fato de que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Parley Lopes Bernini da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV); membro do Grupo de Pesquisas Observatório da Juventude Rural -UFV; Técnico em Eventos (2014) e Tecnólogo em Gestão de Turismo (2018) pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena (dito IF Barbacena). Membro titular na categoria discente no Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo nos anos de 2015 a 2017 e suplente no Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração no ano de 2018 na citada instituição. Pesquisador internacional junto a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto (ESHT IPP) em Porto - Portugal no segmento de Turismo/ Inventariação da Rota Norte de Portugal no período de janeiro a fevereiro de 2017. Atuei também como trainee sênior na Seção de Cultura e Artes do IF Barbacena entre 2016/ 2017, exercendo atividades de média/alta complexidade. Recebi a condecoração de embaixador da ESHT IPP no IF Sudeste MG devido as atividades desenvolvidas em período de mobilidade e estive como Chefia da Coordenação de Administração e Fiscalização do Diretório Central Estudantil do IF Barbacena no ano de 2017. Por fim, atuo também na ONG Em Rede (UFV), especificamente no projeto "Universitário por um dia" e realizo trabalhos voluntários no sentido de ser cada vez humanizado e desenvolver competências globais, as quais recebem destaque no cenário competitivo atual. Apresento interesse em extensão rural, antropologia social, representações sociais e métodos qualitativos de pesquisa.

Bruna Mara Macedo, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Graduanda em Administração

Downloads

Publicado

2020-01-30