Consumo de peixes: uma aplicação da teoria do comportamento planejado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0014

Palavras-chave:

Agronegócio, Dieta Alimentar, Peixe, TCP

Resumo

Saúde e bem-estar cada vez mais influenciam decisões de consumo e o peixe por sua vez, recebe um destaque especial neste aspecto. O alimento se destaca pelo valor nutricional quanto à quantidade e qualidade das suas proteínas. Por outro lado, embora estatísticas mostrem expansão no setor brasileiro de pescado, especificamente para a produção de peixe, o consumo per capita não apresenta crescimento na mesma proporção, sendo esta, a carne menos consumida em algumas regiões do país. No Estado de Mato Grosso do Sul, o consumo de peixe está bem abaixo da média nacional per capita, apenas 3,98 kg/habitante/ano. Diante deste cenário, o objetivo deste estudo é investigar se a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) poderia prever a intenção para o consumo da proteína peixe em uma amostra de consumidores sul-mato-grossenses. Os resultados fornecem uma compreensão mais clara das intenções de consumo do peixe. Além disso, todos os constructos da TCP original (atitudes, norma subjetiva e controle comportamental percebido) foram preditores significativos da intenção de consumo da proteína. O constructo valores saudáveis foi encontrado como uma importante variável adicional quando se trata do consumo de peixe.  Os resultados oferecem ainda, uma variedade de informações úteis para desenvolvimento de novos estudos e a criação de campanhas públicas destinadas a aumentar o consumo da proteína na dieta dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincoln Pegorari Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Formado Técnico em Recursos Humanos pela Escola Estadual Senador Filinto Muller. Graduado em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados. Pós Graduando MBA Agronegócios pelo Centro Universitário de Maringá. Pós Graduando em MBA Liderança pela Fundação Getúlio Vargas. Atuei em pesquisas na Academia com foco em Pierre Bourdieu e na Teoria do Comportamento Planejado, em temas voltados à Educação e Agronegócio, principalmente às formas de cooperação e a psicultura no Mato Grosso do Sul. Profissional especialista em gestão financeira e certificado pela ANBIMA.

Fábio Mascarenhas Dutra, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Agronegócios pela UFGD - ( Universidade Federal da Grande Dourados). Mestre em Agronegócios pela UFGD (2014). Especialização em Gestão Empreendedora de Negócios pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2008). Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Dourados - FAD (2006). Encontra-se como Professor Assistente em dedicação exclusiva na UFGD - (Universidade Federal da Grande Dourados). Tem experiência nas áreas de Agronegócios, Empreendedorismo, Administração Geral, Marketing e Gestão Estratégica de Negócios. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao Bem-Estar Animal na Avicultura de Corte, Gamificação e Comportamento do Consumidor.

João Augusto Rossi Borges, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (2006). Especialista em Agronegócios pela Universidade de Passo Fundo (2008) e pela Fundação Getúlio Vargas (2010). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). PhD em Business Economics pela Wageningen University, Holanda (2015), com período como pesquisador visitante em Cornell University, Estados Unidos (2015). É fundador e coordenador do grupo de pesquisa em Tomada de Decisão no Agronegócio. Visiting researcher na Wageningen University (2019). Atualmente é professor Adjunto na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA - Extensão Rural e lecturer na Wageningen University. Os atuais interesses de pesquisa se relacionam a aplicação de insights da economia comportamental (behavioral economics), da psicologia social (social psychology) e experimentos para entender decisões.

Downloads

Publicado

2020-01-30