A avaliação da acessibilidade web em portais governamentais: o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0005

Palavras-chave:

Acessibilidade Web, Portais Governamentais, Deficiência Visual

Resumo

Desde o início dos anos 1990, o governo brasileiro tenta acompanhar as tendências internacionais de gestão pública para transformar a sua relação com os cidadãos. Um dos recursos para atingir esse propósito são os portais governamentais disponibilizados na internet que, se acessíveis, podem propiciar maior participação dos cidadãos. Com base nisso, o objetivo geral desse artigo é avaliar a acessibilidade web do portal governamental Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) e os objetivos específicos são: descrever os principais recursos assistivos utilizados para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual; identificar as principais violações que dificultam/impedem o acesso às informações e aos serviços do governo estadual; e organizar uma síntese de melhorias. Para isso, a metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Foram realizadas a observação e a análise documental do portal, com o auxílio das ferramentas eScanner, NVDA, TalkBack e Checklist de Acessibilidade Manual para Deficientes Visuais, as quais foram manuseadas por três pessoas com níveis diferenciados de deficiência visual. Os resultados demonstraram que o PIÁ é um portal parcialmente acessível, no qual alguns dos principais recursos disponibilizados são: uma página sobre acessibilidade; parágrafos curtos; mapa do site; opções de alteração de fundo e texto. Já em relação às violações, pode-se citar: os links não abrem na mesma página que o usuário está navegando e a maioria das páginas para as quais o cidadão é redirecionado não apresenta o mínimo das diretrizes de acessibilidade. Como sugestão de melhoria, aconselha-se a consulta constante de usuários que são deficientes visuais e/ou grupos de referência para que esse portal governamental possa se tornar acessível também aos membros dessa comunidade.

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Biografia do Autor

Priscila da Silva Duarte, Instituto Federal do Paraná

Professora de Administração no Instituto Federal do Paraná- IFPR. Avaliadora de Projetos de Extensão IFRN, IFBAIANO, IFSC, UFSB, IFSP e IFSuldeMinas. Avaliadora das revistas UNIABEU, RAP, APGS e European Management Journal. Doutora, Mestre e Bacharel em Administração e Licenciada em Letras- Português/Inglês. Possui especializações em Publicidade, Propaganda e Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Pública e em Educação Profissional . Atualmente leciona disciplinas de Administração (Gestão de Pessoas, Prática Profissional, Princípios da Administração, Planejamento Social e Estratégico. Politicas Sociais e Gestão Social, Gestão Social e Ambiental, Técnicas de Negociação e Vendas e Gestão da Cadeia de Suprimentos) para alunos de especialização, graduação, técnico e técnico integrado ao ensino médio. Tem interesse pela área de Administração com enfoque em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas, especificamente sobre: como ocorre o processo de identificação entre membros de tribos urbanas; as conexões entre o presente e o passado de ações organizacionais e como elas são criadas e sustentadas ao longo do tempo; o papel que as emoções sociais e coletivas desempenham na disseminação e na reação ao estigma individual, social e/ou organizacional. 

Noézia Maria Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração (UFU-2007), Especialista em Gestão e Estratégia Empresarial (ULBRA-2002) e Bacharel em Administração (1995). Atualmente é Professora do Curso de graduação em Administração na Universidade Federal de Uberlândia - Campus Ituiutaba/MG. Tem experiência profissional em Agroindústrias, Comércio Varejista e Transportadoras. Desenvolve pesquisas em Gestão de Pessoas, Psicodinâmica do Trabalho, Qualidade de Vida, Estresse Ocupacional, Turnover, Comportamento Organizacional, Cultura Organizacional, Liderança e Motivação. Já realizou pesquisas em Estratégia Empresarial, Empreendedorismo e Gestão de MPE.

Denise Queiroz Ribeiro, Fundação Getúlio Vargas

Doutoranda em Administração na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Mestre em Administração pela PUC-MG/Fundação Dom Cabral. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Acreditação Hospitalar pela FCMMG. Licenciada em Matemática pela Utramig. Experiência gerencial em administração pública e gestão de saúde, coordenação de educação corporativa e gestão do conhecimento e atuação nas áreas de planejamento estratégico, BSC e gestão da qualidade. Atuação docente como professora titular de administração e matemática financeira em cursos técnicos e como assistente docente em cursos de pós graduação lato sensu na área de gestão de pessoas.

Adriana de Fátima Valente Bastos, Instituto Federal de Pernambuco

Professora efetiva no Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Marketing no Interesse Social (MIS). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV / EAESP (2019) na linha de pesquisa estratégias de marketing. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB / PPGA (2013), com área de concentração gestão organizacional e linha de pesquisa em marketing e sociedade. Possui graduação em Administração pela UFPB (2010). Tem pesquisado nas áreas de Marketing Social, Macromarketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa Transformativa do Consumidor.

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Publicado

2020-01-06