Análise ergonômica dos postos de trabalho da linha de produção de placas de borracha sintética em uma fábrica de calçados

Autores

  • Ivone Martins da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Esdras Alex Freire de Oliveira Universidade Regional do Cariri
  • José Gonçalves de Araújo Filho Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.002.0010

Palavras-chave:

Borracha sintética, Calçados, Ergonomia, Segurança do trabalho

Resumo

Diante de uma economia globalizada, as empresas têm procurado acirradamente aumentar a produção e a qualidade de seus produtos, com custos cada vez menores, o que tem resultado na intensificação do trabalho e gerado condições laborais inadequadas. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem por objetivo analisar ergonomicamente os postos de trabalho que integra a linha de produção de placas de borracha sintética em uma fábrica de calçados, localizada na cidade de Juazeiro do Norte (CE). Metodologicamente, essa pesquisa possui abordagem descritiva-exploratória, qualitativa e quantitativa, no qual contemplou revisão bibliográfica e pesquisa de campo. O estudo estendeu-se aos seis postos de trabalho ao longo da linha de produção das placas de borrachas: pesagem; mistura; calandragem; resfriamento; vulcanização; e divisão. As visitas à fábrica se procederam por um minucioso acompanhamento do processo produtivo, onde foi realizado entrevistas com os trabalhadores e gestores. Após a avaliação dos postos de trabalho, ficou evidente que esses funcionários estão expostos a ambientes laborais ruidosos, quentes e com iluminação ineficiente, aliada a atividade repetitiva e intensa. Assim, algumas recomendações evidenciam os pontos a serem corrigidos pela empresa na célula de produção, com a finalidade de adequar o trabalho real às aptidões e limitações físicas do seu corpo de operários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Martins da Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Esdras Alex Freire de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). 

José Gonçalves de Araújo Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Engenheiro Eletricista com Especialização em Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho (UFPB). Perito Judicial, Consultor e Pesquisador nas áreas de Higiene Ocupacional, Saúde do Trabalhador e Ergonomia. 

Downloads

Publicado

2019-07-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)