Análise ergonômica da operação de rebitagem em panelas de alumínio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.001.0006

Palavras-chave:

Ergonomia, Panelas de Alumínio, Rebitagem

Resumo

O presente estudo analisou as condições ergonômicas de um posto de trabalho de rebitagem em panelas de alumínio em uma fábrica de utensílios domésticos no município de Juazeiro do Norte (CE). É um estudo de caso de caráter qualitativo, exploratório e explicativo. A pesquisa de campo foi desenvolvida com base na Norma Regulamentadora nº17 (NR-17), e se apoiou em visitas técnicas e entrevistas com a operária do setor de rebitagem e o encarregado de produção. Os resultados revelaram condições térmicas e lumínicas inadequadas, além de ritmo excessivo de trabalho e desconforto no assento. As principais propostas de intervenções são: instalação de luminárias com maior eficiência e sistema de ventilação e resfriamento evaporativo para diferentes características térmicas do ano, combinado a ampliação das aberturas das janelas; inserção de pausas para aliviar o ritmo de trabalho; e aquisição de uma cadeira adaptada às características da operária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays Lorranny da Silva Januário, Universidade Regional do Cariri

Graduada em TECNOLOGIA EM ALIMENTOS pelo INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO (2012). Atualmente é acadêmica de Engenharia de Produção Mecânica na Universidade Regional do Cariri e pesquisadora (bolsista PIBIC-URCA) atuando no Laboratório de Inovação e Sustentabilidade (LABIS) na área de Saúde e Segurança no Trabalho. Foi bolsista de extensão onde realizou um projeto na área ambiental e sustentável (energias renováveis), desenvolvido no Instituto Tecnológico do Cariri (ITEC) no ano de 2018.

José Gonçalves de Araújo Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Engenheiro Eletricista com Especialização em Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho (UFPB). Perito Judicial, Consultor e Pesquisador nas áreas de Higiene Ocupacional, Saúde do Trabalhador e Ergonomia.

Esdras Alex Freire de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO).

Downloads

Publicado

2019-06-20