A importância da consultoria empresarial na elaboração do planejamento estratégico em empresas de pequeno porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.002.0004

Palavras-chave:

Consultoria Empresarial, Planejamento Estratégico, Gestão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância do planejamento estratégico para as empresas de pequeno porte (EPP), uma vez que elas têm representado para o Brasil, principalmente em tempos de crise, um grande potencial de crescimento social e econômico, gerando empregos e movimentando a economia. Mas devido à falta de suporte, muitas empresas têm sido fechadas, pois apesar de possuírem incentivos fiscais, apoio da prefeitura e de órgãos como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a demanda não consegue ser atendida totalmente, devido ao grande número de empresas, tornando-se necessário a presença de consultores empresariais externos, que darão suporte às empresas em seu crescimento. Nessa perspectiva, foi realizado o estudo de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa e quantitativa na perspectiva da consultoria empresarial e Planejamento Estratégico, visando o bem das empresas de pequeno porte. Tendo como fundamentação teórica os autores como, Chiavenato (2009), Oliveira (2014), Zenaro (2014), Conceição (2015) e Gomes et al. (2017). Analisando os resultados, a maioria das empresas de pequeno porte é gerenciada por um grupo familiar, no qual se torna influência direta em relação ao desenvolvimento da empresa a respeito dos valores e necessidades relacionados entre as pessoais e profissionais, causando conflitos. Nesta perspectiva, notam-se faltas de ferramentas cientificavam no gerenciamento das EPP, causando falência e desequilíbrio organizacional para empresa, apresentando, nessa assertiva, o planejamento estratégico como ferramenta de gerenciamento, com a finalidade de traçar métricas e ações a longo e curto prazo, evitando surpresas e planejando possíveis problemas futuros. Neste sentido, espera-se contribuir com esse estudo para o debate acerca da importância da consultoria empresarial na elaboração do planejamento estratégico em empresas de pequeno porte, visto a necessidade de verificar as dificuldades das pequenas empresas na elaboração e implementação do planejamento estratégico, atestando ou não que a principal dificuldade é a falta de conhecimento dos gestores sobre como utilizá-lo, o que geralmente necessita de apoio de profissionais externos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Rodrigues da Mota, Centro Universitário Santo Agostinho

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2018). Atualmente é Auxiliar Administrativa - D&Z Modas. Tem experiência na área de Administrativa, com ênfase em Planejamento Estratégico, controle de processos, OSM, Administração Pública, Estoque e Financeiro.

Luis Fernando Silva Monteiro, Centro Universitário Santo Agostinho

Experiencia na função de supervisor de setor, orientador de jovens aprendizes, planejamento estratégico, fluxo organizacional , marketing digital e Pesquisador na área de Gestão . Tenho um ótimo conhecimento em pacote Office (Word, Excel e PowerPoint), Corel Draw e noções de Photoshop. 

Vanessa Soares do Nascimento, Centro Universitário Santo Agostinho

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2018). Atuo como Consultora Empresarial pela TDCA BUSINESS GROUP. 

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade