Qualidade do serviço prestado aos clientes da MGS: um estudo de caso com aplicação do SERVPERF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0002

Palavras-chave:

Qualidade, Setor de serviços, SERVPERF

Resumo

O setor de serviços recebe cada vez mais destaque na economia global, com participação nos produtos internos brutos acima da produção de bens em grandes países industrializados, como EUA e Reino Unido. Os serviços relacionados à manutenção das instalações, em especial, representam sempre um grande dispêndio de recursos para as organizações, já que são atividades de natureza indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer organização. Nesse segmento, enquadra-se a MGS, empresa pública do Estado de Minas Gerais, a qual a medição da qualidade dos serviços prestados aos clientes através do instrumento SERVPERF é o objetivo desse artigo. Aferir a qualidade de serviços é um grande desafio para as empresas, certamente mais difícil do que realizar a mesma aferição na produção de bens. Diante dos resultados, foi possível verificar que os serviços da MGS apresentam um nível de qualidade aceitável sendo possível inferir que, se não há satisfação plena, os clientes também não estão insatisfeitos com a qualidade dos serviços. Além disso, destaca-se que a confiabilidade do questionário aplicado foi atestada, considerando os resultados alcançados pelo alfa de Cronbach. A medição e acompanhamento da qualidade são passos fundamentais para a busca de melhoria contínua, e consequentemente o alcance da satisfação por parte dos clientes e devem ser tomados como desafios por qualquer organização que busque o sucesso.

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Biografia do Autor

Washington Gonçalo Rodrigues Veloso, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrando em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Especialista em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2018). Graduado em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2016). Também graduado em Tecnologia de Redes de Computadores pelo Centro Universitário UNA (2010). Gestor na MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S. A., empresa do Estado de Minas Gerais desde 2008, sempre atuando na área comercial e de negócios. Exerci as funções de Auxiliar Administrativo, Assessor do Gerente Comercial, Coordenador de Contratos, Superintendente Comercial e atualmente sou Diretor de Negócios. Primeiro empregado de carreira a ocupar uma posto na Diretoria Executiva da empresa. 

Paulo Fernandes Sanches Junior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Tecnologia de Informática pelo Centro Universitario Newton Paiva, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Adjunto IV do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, sistemas de informação, O&M e sistemas de transportes.

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Publicado

2018-09-24