Sustentabilidade como vantagem competitiva nas organizações: um levantamento da responsabilidade das empresas

Autores

  • Grenda Tabarana de Oliveira Faculdade Maurício de Nassau
  • Rosinei Melo da Silva Faculdade Maurício de Nassau
  • Alysson Pereira Cardoso Faculdade Maurício de Nassau
  • Marivaldo Souza Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosecelia Moreira da Silva Castro Universidade Federal Rural da Amazônia http://orcid.org/0000-0001-8382-8636
  • Alvaro José de Almeida Pinto Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.001.0009

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável, Ecoeficiência

Resumo

O estudo tem por objetivo descrever a responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade organizacional como dois caminhos estratégicos possíveis à serem adotados pelas organizações em prol de ofertarem a busca pelo alcance das metas de vantagens competitivas sustentáveis previstas e dos objetivos traçados pelas empresas responsáveis ecologicamente correta. Metodologicamente, se caracteriza como uma pesquisa básica, conceitual, explicativa, qualitativa, discursiva e bibliográfica. A vantagem competitividade sustentável impulsiona as organizações a refletir constantemente sobre como maximização dos resultados operacionais em busca de uma diferenciação estratégica. Empresas com estratégias sustentáveis têm grandes negócios no ambiente empresarial, podendo abrir novos segmentos de mercado e revolucionar os que já existem desde que invistam nas competências necessárias, não medindo esforços para construir uma sociedade mais justa, começando pelo nível mais alto empresarial, governamental, chegando até no âmbito social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grenda Tabarana de Oliveira, Faculdade Maurício de Nassau

Possui graduação em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau Belém - Bloco Magalhães Barata(2017), curso-tecnico-profissionalizante em TÉCNICO DE ENFERMAGEM pela SISTEMA DE ENSINO TÉCNICO EM CUIDADOS DE ENFERMAGEM(2005), aperfeicoamento em DEPARTAMENTO PESSOAL pela ESCOLA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA O ESCRITÓRIO(2013), aperfeicoamento em INFORMÁTICA AVANÇADO pela ONLINE INFORMÁTICA(2003), aperfeicoamento em LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO pelo Fundação Curro Velho(2003), aperfeicoamento em AGENTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANITÁRIA DE MACRODENAGEM pela PROGRAMA DE SANEAMENTO DA BACIA DA ESTRADA NOVO(2016), aperfeicoamento em ATENDENTE DE FARMÁCIA pela NOVA NEWS CENTER CURSO(2013), aperfeicoamento em CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE EDUCADORES AMBIENTAIS (PA) pela SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE(2016), aperfeicoamento em REDAÇÃO OFICIAL E INSTRUÇÃO PROCESSUAL pela ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA(2015) e aperfeicoamento em LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS pela ALAVANCA SUSTENTAVEL(2017). Atualmente é AUXILIAR DE SERVIÇOS URBANOS da Secretaria Municipal de Saneamento, EDUCADORA AMBIENTAL da Secretaria Municipal de Saneamento e AUXILIAR ADMINISTRATIVO da Secretaria Municipal de Saneamento.

Rosinei Melo da Silva, Faculdade Maurício de Nassau

Possui graduação em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau Belém - Bloco Magalhães Barata(2017)

Alysson Pereira Cardoso, Faculdade Maurício de Nassau

Possui graduação em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau Belém - Bloco Magalhães Barata(2017), curso-tecnico-profissionalizante em CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA pela ESCOLA DE ENSINO TÉCNICO DO ESTADO DO PARÁ(2018), aperfeicoamento em ASSISTENTE ADMINISTRATIVO pelo SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PA (PA)(2017), aperfeicoamento em PLANEJAMENTO ESTRATEGICO PARA ORGANIZAÇÃO PUBLICA pela Escola Nacional de Administração Pública(2017), aperfeicoamento em INFORMATICA AVANÇADA pelo CENTRO DE INCLUSAO PRODUTIVA DE ANANINDEUA(2017), aperfeicoamento em ASSISTENTE DE FATURAMENTO pela PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO(2018) e aperfeicoamento em INGLES BASICO pelo INSTITUTO TECNOLOGICO BRASILEIRO(2017). Atualmente é ASSISTENTE ADMINISTRATIVO do INSTITUTO DE GESTAO PREVIDENCIARIA DO ESTADO DO PARA. 

Rosecelia Moreira da Silva Castro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bióloga graduada pela Universidade Federal do Pará/UFPA, Mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa/UFV, Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA, Pós doutorado em Ciências Ambientais PNPD/CAPES/UFPA/PPGCA/MPEG/EMBRAPA. Professora associada ao Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia/DOUTORADO-PPGBIONORTE-PA da Rede BIONORTE (2015-Atual). Professora do Curso de Especialização em Rochagem e Remineralização de Solos da UFPA/IGC. Atua na área de Ciências Ambientais, Ciências Agrárias. Ecologia da Amazônia nos seguintes temas: ciclagem de nutrientes, vegetação/serapilheira, e sistemas agroflorestais Amazônicos, visando o desenvolvimento sustentável e equilíbrio socioambiental. Professora da Universidade da Amazonia (UNAMA) do Programa do Pós-Graduação Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC)- Mestrado Profissional. 

Alvaro José de Almeida Pinto, Universidade da Amazônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, mestrado em Biologia Ambiental e é doutorando em Ciências Ambientais, ambos pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é docente da Universidade da Amazônia - UNAMA. Além de Gerente Regional de Educação a Distância do Grupo Ser Educacional. Exerceu cargo junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, na Diretoria de Licenciamento Ambiental/ DLA entre os anos de 2015 e 2017. Atuou como Pesquisador do Instituto Evandro Chagas entre os anos de 2012 e 2015 na Seção de Meio Ambiente desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa aplicada ao monitoramento da Saúde Ambiental Amazônica. É avaliador cadastrado junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na qualidade de docente. Tem experiência como docente nas áreas de zoologia, com ênfase em macroinvertebrados bentônicos, ecologia, saúde e meio ambiente, avaliação de impactos ambientais e licenciamento ambiental. Como gestor em Educação Superior, tem experiência em processos regulatórios seja de curso ou de instituição, além de processos de alta performe em operações acadêmica, na área expansão, captação, retenção e/ou relacionamento junto aos diferentes setores, seja público ou privado. Atualmente é docente (graduação e pôs graduação) e responsável pela operação da Regional Norte no que tange o EaD do grupo Ser Educacional, atendendo aos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Acre

Downloads

Publicado

2018-09-24