Além do rótulo: investigando a diversidade no atendimento ao cliente no comércio varejista
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.004.0001%20Palavras-chave:
Diversidade, Grupos de Trabalho, Atendimento ao Cliente, Comércio VarejistaResumo
Este estudo teve como objetivo geral investigar a percepção sobre a diversidade de trabalhadores que atuam em cargos de atendimento ao público no setor de comércio varejista, assim como delimitar o perfil desses profissionais e desenvolver comparativos entre os construtos analisados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, de modo descritivo, por meio de uma survey, com amostragem definida por conveniência. Para o desenvolvimento e obtenção dos resultados delimitou-se os parâmetros analisados com os colaboradores acerca da idade, raça, gênero, sexualidade e outras variáveis de identificação, bem como a presença, ou não, de práticas organizacionais sobre o tema. Para o alcance do objetivo e aplicabilidade da pesquisa, a qual se fez de modo presencial e virtual, contou-se com um total de 160 respondentes, que possuíam como padrão a ocupação profissional e setor de varejo, como por exemplo, supermercados, lojas de variedades, dentre outros similares . Os resultados permitiram afirmar que a atuação nesses cargos é homogênea e com baixa representação, o que limita o potencial da diversidade em equipes de trabalho e reforça a exclusão. Sendo assim, justifica-se pela alta necessidade de atenção acerca da temática da diversidade nas organizações e nas áreas administrativas, para então contornar esse entrave social que se perpetua.
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