Além do rótulo: investigando a diversidade no atendimento ao cliente no comércio varejista

Autores

  • Laerte Magno Muraro Descovi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.004.0001%20

Palavras-chave:

Diversidade, Grupos de Trabalho, Atendimento ao Cliente, Comércio Varejista

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral investigar a percepção sobre a diversidade de trabalhadores que atuam em cargos de atendimento ao público no setor de comércio varejista, assim como delimitar o perfil desses profissionais e desenvolver comparativos entre os construtos analisados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, de modo descritivo, por meio de uma survey, com amostragem definida por conveniência. Para o desenvolvimento e obtenção dos resultados delimitou-se os parâmetros analisados com os colaboradores acerca da idade, raça, gênero, sexualidade e outras variáveis de identificação, bem como a presença, ou não, de práticas organizacionais sobre o tema. Para o alcance do objetivo e aplicabilidade da pesquisa, a qual se fez de modo presencial e virtual, contou-se com um total de 160 respondentes, que possuíam como padrão a ocupação profissional e setor de varejo, como por exemplo, supermercados, lojas de variedades, dentre outros similares . Os resultados permitiram afirmar que a atuação nesses cargos é homogênea e com baixa representação, o que limita o potencial da diversidade em equipes de trabalho e reforça a exclusão. Sendo assim, justifica-se pela alta necessidade de atenção acerca da temática da diversidade nas organizações e nas áreas administrativas, para então contornar esse entrave social que se perpetua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laerte Magno Muraro Descovi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Administração na Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal de Santa Maria (2023). Atuou como estagiário de Gestão de Pessoas, Financeiro e Comercial. Presidente Executivo, Diretor de Marketing, Assessor e Consultor na Objetiva Jr - Consultoria Empresarial (2020 - 2022). Áreas de Interesse acadêmico estão relacionada à Gestão de Pessoas, Estratégia, Responsabilidade Social e Marketing.

Downloads

Publicado

2023-09-30