Planejamento tributário para micro e pequenas empresas: estudo de caso em uma prestadora de serviços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0024

Palavras-chave:

Planejamento tributário, Simples nacional, Lucro presumido

Resumo

O presente trabalho discutiu a utilidade do planejamento tributário para as micro e pequenas empresas se manterem no mercado, enquanto não apenas cumprem as suas obrigações principais e acessórias, mas busquem planejar suas opções diante de um Sistema Tributário Nacional complexo e de elevada carga de tributos. Objetivou-se neste estudo avaliar o modelo tributário mais favorável à uma empresa de pequeno porte prestadora de serviços de instalação e manutenção elétrica, estabelecida em Rondonópolis - Mato Grosso e identificar quais os aspectos quantitativos devem ser considerados para a decisão quanto ao modelo a ser adotado. Como metodologia, utilizou-se a abordagem descritiva para a compreensão de como a legislação requer elementos para a análise que se deu de forma quantitativa para o comparativo, a pesquisa foi, então, bibliográfica aplicada a um estudo de caso com o propósito de comparar os regimes tributários Simples Nacional e Lucro Presumido com base nos dados fiscais e contábeis da entidade no exercício de 2020. No estudo não foi considerado o Lucro Real em função da maior complexidade de suas exigências e formalidades. Foram realizados cálculos dos tributos na forma do Lucro Presumido e do Simples Nacional, regime atual da entidade em estudo, com a finalidade de analisar o regime tributário menos oneroso à empresa. Mediante os resultados alcançados no caso em análise, constatou-se que o Simples Nacional representa maior economia tributária, além de maior lucro líquido no exercício, em detrimento do Lucro Presumido. Para que essa conclusão fosse possível, as variáveis principais foram Receita Bruta, bem como a Folha de Pagamento e Encargos Previdenciários. Neste estudo, destacaram-se, portanto, como fatores relevantes à escolha do modelo de tributação, a atividade econômica exercida para efeito da determinação dos Anexos e dos Percentuais de Presunção, o faturamento e a folha de pagamento da empresa, que podem elevar as despesas tributárias no Lucro Presumido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Barcelos, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondonópolis. Atualmente é assistente de departamento pessoal - Audcont Contadores Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis

Gabriela Alessandra Rodrigues Gomes, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondonópolis. Atualmente é estagiária no Departamento de Controle Interno na Prefeitura Municipal de Rondonópolis. Possui experiência na área Ciências Contábeis. 

Benjamim Cristobal Mardine Acuña, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA da Universidade de São Paulo - USP e certificado em contabilidade internacional - IFRS pelo ICAEW - Institute of Chartered Accountants in England and Wales. É professor da Universidade Federal de Rondonópolis. Foi membro da Comissão de Elaboração do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade - CFC. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis; atuou como coordenador de orçamento, instrutor para certificação em IFRS, professor convidado em cursos de pós-graduação no Centro Oeste e Sudeste, coordenador de graduação em Ciências Contábeis e de Pós-Graduação, consultor contratado de órgãos governamentais de apoio ao desenvolvimento empresarial, coordenador administrativo e financeiro de concessionária de distribuição de energia elétrica, proprietário de escritório contábil e como consultor externo de diversas empresas das áreas de horti-fruti, transporte rodoviário de carga, confecções, comércio e serviços. Tem experiência nas áreas de Administração e de Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação, controle interno, sistemas, contabilidade, convergência contábil, apuração de tributos e planejamento sucessório. 

Downloads

Publicado

2023-01-08