Programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades federais, REUNI: análise do programa

Autores

  • Miria Aparecida do Espirito Santo e Santos Universidade Federal de São João Del Rei
  • Lídia Ferreira Mariano da Paz Universidade Federal de São João Del Rei
  • Gustavo Melo Silva Universidade Federal de São João Del Rei
  • André Luiz Bertassi Universidade Federal de São João Del Rei https://orcid.org/0000-0002-5423-4465

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0019

Palavras-chave:

REUNI, Educação superior, Indicadores

Resumo

Com início em 2008, o REUNI foi um dos programas de governo que visava ampliar o acesso à educação superior, resultado das reivindicações da sociedade civil por melhores condições. O objetivo desse artigo é analisar o programa REUNI a partir de indicadores quantitativos comparando antes da implantação do REUNI com os anos posteriores ao início do programa. Para isso, foram levantados indicadores como números de vagas, de ingressantes de matriculados, de concluintes, de professores, de técnicos e de cursos ao longo dos anos para uma análise comparativa. Os resultados mostraram uma melhora no que diz respeito aos indicadores buscados. Vale ressaltar que os dados levantados não apresentam uma metodologia de como foram tratados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miria Aparecida do Espirito Santo e Santos, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2006).Possui especialização em Ética e Filosofia pela Faculdade do Noroeste de Minas- FINOM ( 2009). Possui Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela UNINTER(2014). Atualmente é técnico administrativo da Universidade Federal de São João Del-Rei, no Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades.

Lídia Ferreira Mariano da Paz, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete (2011) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Santa Rita (2003). Atualmente é tecnico administrativo da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Cursa Mestrado em Administração Pública na Universidade de São João Del Rey.

Gustavo Melo Silva, Universidade Federal de São João Del Rei

Doutor em Sociologia (2010) e mestre em Engenharia de Produção (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Administração (1997) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professor no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC) da UFSJ. Experiência profissional como pesquisador, consultor empresarial, executivo de organizações públicas e privadas e professor universitário. Atuou como pesquisador de ONG's (1997-1999), consultor empresarial (1998-1999), analista de negócios em holding brasileira (2001-2004), chefe de gabinete da Reitoria da UFSJ (2013-2016), coordenador local do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (PROFIAP/UFSJ/ANDIFES/2015-2017) e Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFSJ (2016-2020). Ponto focal na UFSJ da rede de universidades cofundadoras da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas (2022-Atual). Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFSJ/ANDIFES) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT/UFSJ). A atuação acadêmica tem como objetivo realizar estudos sobre organizações e economia, que venham convergir para as áreas de principal interesse de pesquisa e atuação: Administração Pública; Sociologia Econômica e das Organizações; Desenvolvimento Territorial; e, Relacionamentos Interorganizacionais entre o Estado e o mercado. 

André Luiz Bertassi, Universidade Federal de São João Del Rei

GRADUADO em Ciências Contábeis pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1995), MESTRE em Administração pelo UNISAL-Americana/SP. DOUTOR em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Atuou como professor titular da Faculdade de Americana - FAM, Faculdade Liceu Coração de Jesus - UNISAL-Americana/SP., entre outras. Foi contador-chefe da Prefeitura Municipal de Nova Odessa/SP. Atuou como consultor estratégico na Área Pública e Privada. Atualmente é professor do Quadro Permanente - Classe Adjunto - Nível III, da Universidade Federal de São João del Rei, lotado no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC. Área de atuação: Gestão Pública; Administração Financeira e Orçamentária [AFO] no setor Público; Contabilidade e Controladoria Pública. Teoria Contábil e Ética Profissional. Pesquisa: Indicador-Chave de Desempenho [KPI] na Gestão Pública; Controladoria/Contabilidade Gerencial; Contexto Histórico da Evolução das Ciências Contábeis.

Publicado

2023-01-08