O efeito da concentração da dívida na preferência por bens materiais ou compras experimentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0007

Palavras-chave:

Experiência vs Bens materiais, Endividamento dos consumidores, Gestão de dívidas, Cartão de crédito, Pagamento em débito

Resumo

Pesquisas anteriores sugerem que a concentração da dívida afeta a motivação dos consumidores e leva às melhores decisões financeiras. No entanto, pouco se sabe sobre sua relação com a presença de opções de compra, especificamente, escolhas materiais versus experiências. Para preencher esta lacuna, este estudo propõe investigar como a estratégia de gestão da dívida (concentrada vs. dispersa) influencia as preferências experienciais versus bens materiais. Dois experimentos foram conduzidos no laboratório e Mturk. Os principais achados sugerem evidências de que a concentração de vencimentos influencia os consumidores a pagar mais saldos de cartão de crédito. No entanto, esse efeito de concentração é atenuado pela distância temporal. Além disso, contas dispersas levam os consumidores a gastar mais, não com experiências como previa, mas com mercadorias. Os resultados sugerem que a concentração da dívida leva os consumidores a preferir bens materiais em detrimento de experiências. Isso pode ajudar os consumidores a perceber que fatores externos podem influenciar seu processo de compra mais do que as características das compras e pode ser útil para os consumidores adotarem uma estratégia de concentração de datas de vencimento para organizar melhor suas finanças. Os resultados contribuem para o desenvolvimento de teorias sobre como a gestão da dívida influencia o comportamento subsequente. Além disso, foi demonstrado como um novo antecedente para as preferências de compra de material (vs. experiência).

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Biografia do Autor

Denise Gabriela Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Consultora de Marketing e Gestão da Experiência do Cliente. Doutora em Administração pela UFMG e Mestre em Administração pela UFPR (Bolsista CNPq) - Linha de pesquisa: Marketing / Comportamento do Consumidor e Consumo Experiencial. Atuou como Instrutora e Consultora de Marketing Digital do SEBRAE-MG. Exerceu o cargo de professora substituta em ensino Técnico, Graduação e Pós-Graduação em Administração na UFV e no IFMG. Em ensino à distância, possui experiência como Tutora EAD na Fundação UTRAMIG, Conteudista no Instituto ProMinas, e revisões ao vivo na Uninter-PR. Possui MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Uninter. É graduada em Administração pela FAP e Técnica em Formação Gerencial pela EFG-MG. Possui certificação profissional na área de Mercado de Capitais e experiência como sócia em Agência de Investimentos. Premiações:Professora Homenageado na UFV. Informações de Destaque: Aprovações nos processos seletivos de Doutorado UFPR (1ª colocada) PUCPR (1ª colocada), UFLA (s/classif.) e UFMG (3ª colocada).

Luana Kava, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gestão de Negócios. Graduada em Comunicação pela UniCuritiba

Publicado

2023-01-08