Critérios decisórios para compra de núcleos minerais para dieta de bovinos de corte em confinamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0005

Palavras-chave:

Pecuária de corte, Confinamento, Núcleo, Fatores de compra

Resumo

No Brasil o agronegócio se destaca como uma das atividades de maior geração de renda e impacto nos mercados mundiais. Dentro desse contexto, a pecuária de corte coloca o país como um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina e, dentro desta, destaca-se a modalidade de confinamento e semiconfinamento, que vem apresentando crescente adesão por parte dos produtores dadas suas vantagens em relação a forma convencional de criação de bovinos.  Neste sentido, o presente estudo possui como objetivo a identificação dos fatores que influenciam na compra de núcleos de composição da dieta de gados confinados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa descritiva, realizada através da aplicação de questionários estruturados a 83 confinadores de gado da região Centro-Oeste do país. Após a coleta dos dados e caracterização da amostra através de estatística descritiva, foi realizada a Análise Fatorial. Os resultados mostram que a mesma apresentou a possibilidade de identificar fatores latentes a um nível de explicação moderado (58,1%), através da composição de quatro fatores (Reputação do vendedor, Praticidade Técnica, Segurança e Resultado) que são compostos pelas dez variáveis estudadas, indicando que os principais pontos para a definição de compra do produto se vincula a esses itens, ressaltando-se ainda que a variável “Nível de garantia” não se enquadrou em nenhum dos fatores estipulados, de forma que a mesma não se caracteriza como um ponto chave a ser analisado na mensuração do processo de compra.

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Biografia do Autor

Arthur Caldeira Sanches, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor e Mestre em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é Professor Adjunto dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas pela Escola de Administração e Negócios - ESAN/UFMS. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio de Sá - FESCG (2020). Possui experiência e atua nas áreas de Administração, Estatística, Matemática Financeira, Pesquisa Operacional, Sustentabilidade, Análise de Indicadores e Gestão Municipal.

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Possui Mestrado em Administração pela UFMS (2015). Graduado em Administração pela UFMS (2012). Professor adjunto o Campus do Pantanal - CPAN, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Possui experiência na área de Administração, Métodos Quantitativos de Pesquisa em comportamento do consumidor. Atua nas áreas de Administração de Empresas, Administração de Recursos Humanos e Análise Multivariada de Dados.

Yasmin Gomes Casagranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Unigran Capital (2019). Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública Profiap/ESAN/UFMS. Atua nas áreas de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais e Finanças Comportamentais, com foco em Métodos Quantitativos de Pesquisa.

Publicado

2022-05-18