Avaliação da maturidade da gestão de projetos: um estudo nos municípios da microrregião de São João Del-Rei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0016

Palavras-chave:

Gestão de projetos públicos, Maturidade em gestão de projetos

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a maturidade de projetos dos municípios da microrregião de São João del-Rei, no Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de cunho descritivo e analítico, de natureza aplicada, utilizando a pesquisa de levantamento, também chamada de survey. Em relação aos fins, este estudo desenvolveu uma compreensão inicial do modelo Prado-MMGP por meio da avaliação da prática de gestão de projetos nos setores de obras e serviços urbanos de quatro municípios: Dores de Campos, Santana do Garambéu, Resende Costa e Ritápolis. Os resultados obtidos no estudo permitiram constatar que a avaliação final de maturidade do setor de obras e serviços urbanos pôde ser considerada entre regular e boa para os municípios Dores de Campos e Ritápolis e a dimensão de maior aderência foi a Competência Técnica em Gestão de Projetos. Por outro lado, Santana do Garambéu e Resende Costa apresentaram nota final baixa de 2,29 e 2,26, respectivamente, e tiveram maior aderência, ainda que relativamente baixa, na dimensão Competência Técnica e Contextual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Lima Siqueira, Universidade Federal de São João del Rei

Possui graduação em Administração (1999) e mestrado em Economia Aplicada (2004) pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Administração (2013) pela Universidade Federal de Lavras (2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC e Coordenador do curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). Já coordenou o curso de Graduação em Administração, o curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (Profiap) por quatro anos e foi vice-coordenador do Profnit. É Revisor de periódicos nacionais como da Revista Economia & Gestão e da Revista Brasileira de Iniciação Científica e do periódico internacional Journal of Cleaner Production. Tem ministrado aulas nos cursos de graduação em Administração e em Engenharia de Produção das unidades curriculares Gerência de Pequenos Negócios, Marketing, e Fundamentos de Pesquisa Quantitativa em Administração, no Profiap a disciplina de Gestão de Projetos Públicos e no Profnit a disciplina de Prospecção Tecnológica e a disciplina de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Estado Brasileiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação nos Setores Público e Privado, Gestão de Pequenas Empresas, Agroindústria.

Thaiza Mercedes Silva e Sousa, Universidade Federal de São João del Rei

Bacharela em Administração (2015) e especialista em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Atualmente é graduanda em Ciências Contábeis e mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Possui experiência como Assistente Administrativo (Gestora de Projetos) da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei, tendo trabalhado com a gestão financeira de projetos e convênios financiados por instituições de amparo a pesquisa e instituições privadas. Tem experiência docente lecionando Matemática nos níveis Fundamental e Médio do Curso Preparatório EZAP. Atualmente, é instrutora de formação profissional na instituição Senac-MG. Atua, eventualmente, como professora conteudista e revisora de materiais didáticos (EAD - Nível Superior).

Mirella de Barros Diláscio, Universidade Federal de São João del Rei

Possui mestrado em Administração Pública (2022) , mestrado em andamento em Propriedade Intelectual, especialização em Gestão Universitária (2008) e graduação em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ (1993), além de graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (2014). Exerceu diversos cargos na UFSJ, dentre os quais se destacam: Chefia de Gabinete (1998 a 2004); Diretora da Divisão de Materiais e Patrimônio (2004 a 2008); além de integrar diversas Comissões. No período de 2009 a 2011 e de 2012 a 2016 exerceu a função de gerente administrativo da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del Rei - FAUF. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente na gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa, de ensino, de extensão, de cultura e de incentivo à inovação e pesquisa tecnológica. 

Magaly Paranhos Reis, Universidade Federal de São João del Rei

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Doutor Garcia de Lima(2017).

Publicado

2022-05-18