Análise do clima organizacional do setor financeiro de uma empresa de telecomunicações da cidade de Pereiro/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0005

Palavras-chave:

Aspectos motivacionais, Condições de trabalho, Percepção dos colaboradores

Resumo

O clima organizacional é entendido como um conjunto de valores, atitudes e padrões que tem capacidade de influenciar o desempenho dos colaboradores, se tornando uma ferramenta necessária para a boa condução das organizações modernas. Assim, este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa que analisou o clima organizacional de um setor financeiro de uma empresa de telecomunicações da cidade de Pereiro/CE. A amostra foi constituída por 40 sujeitos e o instrumento utilizados foi um questionário com questões fechadas e escalares. Os dados coletados foram analisados através da ferramenta Google Forms. Como resultados, constatou-se que 80% dos sujeitos estão motivados pela empresa, pelo gestor e automotivados; em relação a remuneração, média de 65% dos respondentes se sentem satisfeitos, 45% concordam com o salário que recebem, 30% estão indecisos e 25% não concordam; sobre o estresse, foi identificado que 22,5% disseram sentir-se estressados 5 vezes ou mais durante a semana; se tratando do ambiente de trabalho, 85% demostram estarem satisfeitos. Em conclusão, se infere que a organização possui um ótimo clima organizacional no seu setor financeiro, representando um diferencial competitivo para ela. Por fim, admite-se a limitação do estudo por ter sido realizado somente em um setor e se sugere que estudos de mesmo teor sejam realizados em outras áreas da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mycaele Vaz de Lima Cordeiro, Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar

Possui graduação em Administração pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar(2021). Atualmente é Supervisora de Contas a Receber da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Francisco Souza Rego Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFERSA. Bacharel em Administração pelo CAPF-UERN. Especialista em Administração Pública e Gestão Ambiental pela FAVENI. Atuou como monitor nas disciplinas de Teoria Geral da Administração I e II durante a graduação. Atuou como servidor público temporário na função de Agente de Pesquisa e Mapeamento no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lotado na agência de Pau dos Ferros/RN entre Maio de 2017 e Abril de 2020. Atualmente participa na qualidade de estudante do projeto de pesquisa "Inovação: ecossistemas, conexões e gestão", no qual é vinculado ao Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar (NEOP) mantido pelo Curso de Administração do CAPF-UERN. Áreas de interesse: Aprendizagem em organizações, gestão pública, inovação, universidades e sustentabilidade. 

Yascara Pryscilla Dantas Costa, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). Pós graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2017). Mestranda em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. Já atuou como bolsista no Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/CNPq na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Atualmente é professora da Faculdade Maurício de Nassau , professora substituta da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA e no SENAI/RN. Tem experiência na área de Administração e desenvolve pesquisas nas áreas de qualidade, gestão em logística, gestão pública, gestão financeira , sustentabilidade, marketing e empreendedorismo

Álisson Caio Abrantes de Mesquita, Universidade Federal Rural do Semiárido

No ano de 2014 iniciou a faculdade de Administração pela CAPF-UERN, a qual finalizou no ano de 2019, na mesma instituição participou das monitorias acadêmicas nas disciplinas de Teoria Geral da Administração I e II. Tendo especialização em Finança e Estatística pela FAVENI e uma especialização em Gestão Pública e de Pessoas pela FACEP. No ano de 2021 iniciou o Mestrado Acadêmico em Administração pela UFERSA. Atualmente participa na qualidade de pesquisador externo do projeto de pesquisa "Inovação: ecossistemas, conexões e gestão", no qual é vinculado ao Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar (NEOP) mantido pelo Curso de Administração do CAPF-UERN. Áreas de interesse: Finanças, Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Inovação, Sustentabilidade e Educação para Sustentabilidade. 

João Clécio de Sousa Holanda, Universidade Federal Rural do Semiárido

Mestrando em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Bacharel em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Gestão Pública e Marketing pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Participa como membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar - NEOP/CAD/UERN e Sustentabilidade e Gestão - PPGA/UFERSA. Temas de interesse: Educação para a Sustentabilidade, Gestão Pública Municipal, Turismo Sustentável, Inovação e Administração.

Downloads

Publicado

2021-11-08