Gestão de processos no serviço público: uma análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0019

Palavras-chave:

Gestão de processos de negócios, Administração pública, Pesquisa bibliométrica

Resumo

Embora a gestão de processos tenha sido aceita por grande parte das organizações privadas, no serviço público é um assunto recente e interessante a ser explorado. O objetivo deste estudo buscou evidenciar sobre o desenvolvimento das iniciativas de gestão de processos no serviço público. A metodologia utilizada é de pesquisa bibliométrica, de abordagem quantitativa, método exploratório e dedutivo, com análise de dados secundários, cuja técnica e instrumento de coleta de dados envolveu a pesquisa bibliográfica dos artigos publicados nas bases de dados Scopus, Web of Science e Scielo, através do Portal CAPES. A pesquisa partiu dos seguintes eixos temáticos ‘Gestão de Processos’ e ‘Serviço Público’ com suas variações nas línguas inglês, português e espanhol. Os resultados da pesquisa puderam identificar 48 artigos, os quais foram organizados por meio de planilhas do software Microsoft Excel, para posterior análise detalhada de 4 mensurações: ano de publicação, reconhecimento dos periódicos, autores com maior produtividade ligado ao país de maior destaque, e palavras-chave. Verificou-se que o tema vem se popularizando no serviço público e com maior ocorrência de publicações a partir de 2015, sendo à Alemanha o país de destaque nas publicações por pesquisadores. Como limitações, não foram selecionados os artigos em outras línguas, exceto inglês, português e espanhol, também não fazem parte deste levantamento: teses, dissertações, livros, capítulos de livros e 16 artigos que não estavam disponíveis integralmente online (8 de cada base de dados - Scopus e Web of Science). Para pesquisas futuras, foi sugerida uma análise mais aprofundada somente das instituições públicas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Schirley Kammers Orviedo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco (2011), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004). Atuo como Administradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), com lotação na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), sendo servidora desde 11/09/2006. Atualmente, mestranda em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Dante Luiz Juliatto, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui especialização em Tecnologias Limpas e Produção + Limpa pelo CNTL/SENAI, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção na área de Inteligência Organizacional e Pós-doutorado em Empreendedorismo pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada - IIFA da Universidade de Évora - Portugal, apoiado pela CAPES. Atua como Coordenador de Projetos do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC. É membro do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação - CNPq. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária - PPGAU, da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Especialização em Planejamento e Controle de Gestão da Saúde (EPCGS) da Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Socioeconômico. Coordena e execução projetos de pesquisa, extensão e consultorias com ênfase em modelagem de processos, sistemas de avaliação gerencial, pesquisas e diagnósticos, empreendedorismo, custos e estudos de viabilidade. É orientador de trabalhos de mestrado e monografias em Engenharia de Produção, participante de bancas e orientador da Empresa Junior da Engenharia de Produção. Coordena a execução de projetos em parceria com o SEBRAE, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, na área de empreendedorismo, CNI/ IEL Nacional na avaliação e estruturação de programas de capacitação para gestores de indústrias, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC, Ministério da Saúde -MS, além de diversos projetos de desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. Vem atuando com grande ênfase em projetos que envolvem o detalhamento, aperfeiçoamento e implantação de novas rotinas e fluxos de trabalho por meio da aplicação de Business Process Management - BPM. Membro da Comunidade de Prática em Educação Empreendedora do Centro SEBRAE de Educação Empreendedora - CER SEBRAE MG. Coordenador da temática de Empreendedorismo da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação das Universidades do Grupo Montevideo - CTI/AUGM. 

Downloads

Publicado

2021-11-08