Gestão de processos no serviço público: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0019Palavras-chave:
Gestão de processos de negócios, Administração pública, Pesquisa bibliométricaResumo
Embora a gestão de processos tenha sido aceita por grande parte das organizações privadas, no serviço público é um assunto recente e interessante a ser explorado. O objetivo deste estudo buscou evidenciar sobre o desenvolvimento das iniciativas de gestão de processos no serviço público. A metodologia utilizada é de pesquisa bibliométrica, de abordagem quantitativa, método exploratório e dedutivo, com análise de dados secundários, cuja técnica e instrumento de coleta de dados envolveu a pesquisa bibliográfica dos artigos publicados nas bases de dados Scopus, Web of Science e Scielo, através do Portal CAPES. A pesquisa partiu dos seguintes eixos temáticos ‘Gestão de Processos’ e ‘Serviço Público’ com suas variações nas línguas inglês, português e espanhol. Os resultados da pesquisa puderam identificar 48 artigos, os quais foram organizados por meio de planilhas do software Microsoft Excel, para posterior análise detalhada de 4 mensurações: ano de publicação, reconhecimento dos periódicos, autores com maior produtividade ligado ao país de maior destaque, e palavras-chave. Verificou-se que o tema vem se popularizando no serviço público e com maior ocorrência de publicações a partir de 2015, sendo à Alemanha o país de destaque nas publicações por pesquisadores. Como limitações, não foram selecionados os artigos em outras línguas, exceto inglês, português e espanhol, também não fazem parte deste levantamento: teses, dissertações, livros, capítulos de livros e 16 artigos que não estavam disponíveis integralmente online (8 de cada base de dados - Scopus e Web of Science). Para pesquisas futuras, foi sugerida uma análise mais aprofundada somente das instituições públicas brasileiras.
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