A percepção e gestão de riscos durante a pandemia da covid-19 em empresas automotivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0015

Palavras-chave:

Gestão de Riscos, Indústrias Automotivas, Pandemia, COVID-19

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar as práticas de gestão de riscos adotadas por empresas brasileiras pertencentes ao setor automotivo, que correspondem a um importante setor da economia nacional, e foi um dos mais afetados pela crise provocada pela pandemia da COVID-19, iniciada em 2020. Para isto, fez-se uso da metodologia de estudo de multicascos, por meio de entrevistas semiestruturadas abertas com membros diretamente ligados à gestão de riscos das organizações cases, tendo em vista a visualização da estratégia tomada com foco no equilíbrio da segurança dos colaboradores e sustentabilidade do negócio. O período considerado no estudo foi de janeiro a dezembro de 2020. Como resultado, foi observado que as empresas pertencentes a um mesmo grupo econômico seguiram com uma estratégia de estabelecimento da governança, por meio da criação de um comitê de crise; seguido de definição das ações mitigadoras, a partir da identificação e classificação dos riscos potenciais; e por fim, alinhamento para o pós-pandemia, através da realização de ajustes organizacionais com base nesta nova realidade. Assim, as empresas estudadas mostraram rapidez e coerência em suas iniciativas, minimizando os danos impostos pelo cenário da crise, garantindo a saúde dos seus colaboradores e instaurando uma cultura de conscientização quanto à prevenção ao novo Corona vírus. Ações estas que se mostraram fundamentais para preservar a sustentabilidade do negócio.

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Biografia do Autor

João Victor Sales da Nóbrega, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) pela UFPE-CAA. Engenheiro Mecânico formado na UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, com MBA Executivo em Gestão de Projetos e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Trabalha como Coordenador do PMO (Project Management Office) da empresa Acumuladores Moura S/A, denominada como Central de Projetos Corporativa, a qual é responsável por acompanhamento dos projetos com a definição e acompanhamento de indicadores e gestão de portfólio do Grupo Moura, além da prestação de contas dos projetos de inovação com incentivos fiscais do Grupo (composição técnica) e Gestão da Propriedade Intelectual. Também é membro do Comitê de P&D do Grupo Moura, atuando na gestão estratégica de recursos para inovação, em projetos de incentivos fiscais à inovação (Lei do Bem, Lei de Informática e Regime Automotivo).

Cassia Pereira dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA); Integrante de um Grupo de Pesquisa e Extensão, com ênfase em Gestão Ambiental (Grupo de Gestão Ambiental Avançada - GAMA); Bolsista PIBIC-CNPq; Coordenadora de Projetos Científicos; Participou do Programa Ciência Sem Fronteiras-CAPES (Ago2014-Dez2015) 

Charles Ulises de Montreuil Carmona, Universidade Federal de Pernambuco

É Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Integra o corpo permanente Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE), do Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE) e do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MGP/UFPE). Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Finanças e Análise de Investimentos, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e graduação em Engenharia Industrial pela Universidade de Lima, Perú. Realizou estudos de Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign, USA. Se desempenha como Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão Pública. É líder do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos (NEFI/UFPE) e do Grupo de Estudos em Políticas de Inovação e Competitividade. Publica artigos e tem experiência na área de Finanças, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Risco de Empresas e Projetos de Inovação, Finanças Corporativas e Mercado de Capitais.

João Pinto Cabral Neto, Instituto Federal de Alagoas

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2012). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016). Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, também pela UFPE (2021). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Integrada de Patos - FIP (2016). Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação Ateneu - ISEAT (2016). Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário de Lins - UNILINS (2020). Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU (2019). Líder Coach pelo Integrated Coaching Institute - ICI (2019). Domina, além da língua Portuguesa, o Inglês e o Espanhol, tendo feito cursos avançados dessas línguas no Brasil e no exterior. Tem conhecimento básico também do Alemão. Trabalhou como Chefe da Engenharia de Desenvolvimento da empresa Acumuladores Moura S/A, exercendo também o cargo de Chefe do PMO (Project Management Office) da mesma. Dentre outras funções, foi responsável pela gestão dos insumos energéticos, projetos de PD&I e, pela gestão da Central Corporativa de Projetos. Tendo sido eleito o melhor gestor de escritório de projetos do estado de Pernambuco, por três anos consecutivos (2017, 2018 e 2019), pelo PMI-PE. Na docência, lecionou nos cursos de Engenharia Elétrica, Civil, Produção e Mecânica, bem como, nos cursos de Administração e Contabilidade, pelas Faculdade do Belo Jardim (FBJ), UNINASSAU, Faculdade Pitágoras (Kroton) e Instituto Federal da Bahia (IFBA). Foi membro da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e atualmente exerce o cargo de Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), atuando em linhas de pesquisa com foco em sistemas de acumulação de energia, veículos híbridos e elétricos, gestão de resíduos sólidos eletroeletrônicos e gerenciamento de projetos. Tem experiência também como coordenador e professor de cursos de Pós-Graduação. Avaliado, por meio do método Quantum, é considerado vivaz, disciplinado, responsável, profissional de excelente relacionamento interpessoal, dedicado ao trabalho, visando sempre resultados.

Josia de Sousa Santos Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco(2018). Tem experiência na área de Administração.

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Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade