Processo de sucessão em empresas familiares: estudo de caso em uma empresa de médio porte

Autores

  • Luiz Felipe Magnago Blulm Faculdades Integradas de Aracruz
  • Adriana Recla Sarcinelli Faculdades Integradas de Aracruz
  • Matheus Machado Laurini Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-2819-4532
  • Taislane Aparecida de Souza Faculdade Integradas de Aracruz
  • Jussélio Rodrigues Ribeiro Faculdades Integradas de Aracruz
  • Hettore Sias Telles da Silva Faculdades Integradas de Aracruz

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0007

Palavras-chave:

Empresa familiar, Processo de sucessao, Desafios na sucessão

Resumo

As empresas familiares possuem importância na economia brasileira, representando mais de 90% das empresas formais do país. Contudo, esses empreendimentos possuem altos níveis de mortalidade e entre as principais causas está o processo de sucessão. Assim, o objetivo desse artigo é descrever o processo sucessório em uma empresa familiar, identificando similaridades com a literatura existente e expor os resultados obtidos pela empresa objeto desse estudo. Para isso, foi selecionada uma empresa familiar de médio porte, localizada na cidade de Linhares no Espírito Santo, que está há 28 anos no mercado e está passando pelo seu primeiro processo de sucessão. Foi enviado para empresa um roteiro estruturado com 17 perguntas para ser respondido pelo sucessor e pelo fundador. Os resultados encontrados mostram que a empresa está conseguindo realizar um processo de sucessão sem grandes problemas e, em parte, está seguindo o que proposto pela literatura. O que a empresa diverge do estudado até então, parece não trazer grandes problemas graças à estrutura de Governança estabelecida e a cultura empresarial ligada à cultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Magnago Blulm, Faculdades Integradas de Aracruz

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças (2018). Atualmente é estudante da Universidade Federal do Espírito Santo, estudante da Universidade Federal do Espírito Santo e professor de educação superior da Faculdade Integradas de Aracruz. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas.

Adriana Recla Sarcinelli, Faculdades Integradas de Aracruz

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1999) com especialização em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Diretora Acadêmica das Faculdades Integradas de Aracruz ? FAACZ e Diretora Escolar do Centro Educacional de Aracruz ( CEA) mantidas pela Fundação São João Batista. É professora das Faculdades Integradas de Aracruz com experiência na área de Letras, atuando principalmente com o ensino de Linguagens. Possui publicações na área de linguagem, análise do discurso e ensino. Membro da Comissão Multidisciplinar para Avaliação e produção de material didático EAD e da Comissão de Educação a Distância - EaD desde 2016, nas Faculdades Integradas de Aracruz.

Matheus Machado Laurini, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2021). Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional e discente da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos e Negócios em Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres empreendedoras, fatores motivacionais, empreendedorismo feminino, diversidade e lgbt.

Taislane Aparecida de Souza, Faculdade Integradas de Aracruz

Possui graduação em Administração pela Faculdade Integradas de Aracruz(2019).

Jussélio Rodrigues Ribeiro, Faculdades Integradas de Aracruz

Mestre em Psicologia Social (Universo, 2012), Especialista em Tecnologia da Informação, Gestão de Negócios e de Projetos (UERJ, 2009), Especialista em Gestão Empresarial (FAESA, 2000) e graduado em Administração de Empresas (FACEC, 1993). Atualmente trabalho em Furnas Centrais Elétricas S/A (2006), empresa do ramo de energia, tendo atuado na área de Responsabilidade Social em trabalhos voltados para programas e projetos sociais, análise de viabilidade econômica, avaliação e coordenação de programas e projetos sociais e atualmente lotado no Centro de Serviços Compartilhados, em Vitória/ES, desenvolvendo as atividades de compras, gestão de contratos e gestão financeira. Professor das disciplinas Administração de Materiais, Processos e Técnicas de Decisão e Gestão de Projetos, Metodologia de Pesquisa Científica, Introdução às Finanças Empresariais e Gestão da Inovação Tecnológica, além de ter atuado como professor orientador de alunos do intercâmbio internacional, das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ). A partir do segundo semestre de 2017, coordenador do Programa de Estágio Internacional da FAACZ. Ex-professor do UNIFESO (Teresópolis/RJ), entre 2011 e 2014, lotado Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), tendo lecionado as disciplinas Fundamentos de Economia, Fundamentos de Administração, Organização do Trabalho e Produção, Engenharia Econômica e professor orientador do Estágio Supervisionado do curso de Engenharia de Produção. Experiência em Administração, sistema de gestão da qualidade, gestão de programas de qualidade de vida e docência superior. Interesse de pesquisa nas áreas de avaliação de impacto de programas e projetos, avaliação econômica de programas e projetos, sistema de gestão da qualidade, recursos humanos, responsabilidade social e economia social.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade