Análise do comércio eletrônico para o empreendedorismo na pandemia da Covid-19

Autores

  • Iara Cristina Silva Cavalcante Centro Universitário Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0001

Palavras-chave:

Comércio, Eletrônico, Digital, Pandemia

Resumo

O mundo vem sofrendo os impactos causados pela pandemia global da Covid-19, seus efeitos se dissiparam sob todos os aspectos da civilização, partindo desde o isolamento e distanciamento social, até a própria possibilidade de não poder trabalhar. Neste contexto, o empreendedorismo foi afetado de modo negativo, estes tiveram que se adaptar ao novo normal tanto os negócios iniciais, como também os consolidados. Dentre as mudanças ocorridas no setor econômico houve a adoção das medidas de suspensão das atividades comerciais, ficando abertas as empresas cujas atividades se enquadraram como principal por parte do governo. Com isso, os negócios de categoria secundária tiveram que se adaptar e adotar alternativas de vendas que não promovessem aglomerações de públicos, nem tampouco atendimento presencial. Como saída para enfrentar os impactos decorrentes do “lockdown” as empresas se viram na eminência do uso de tecnologias digitais para poder continuar trabalhando, vendendo para um público que busca mercadorias por meio da internet. Dado o exposto, o objetivo geral deste artigo é estudar o comércio eletrônico como alternativa para sobrevivência dos empreendimentos em meio aos efeitos da pandemia do novo corona vírus, para tanto, destacam-se como objetivos específicos apontar os resultados das operações de vendas por meio digital e a importância deste mecanismo de vendas para os empreendimentos. O presente artigo faz uso de metodologia de pesquisa quantitativa com vistas às suas vantagens para análise do uso das tecnologias inerentes ao comércio eletrônico, desta feita analisou dados estatísticos que apresentam o crescimento do segmento nos anos iniciais da pandemia. Ainda de modo descritivo dissertaram-se as vantagens da implantação e adoção do comércio eletrônico como ferramenta de vendas. Por fim, apontaram-se medidas para dar mais eficiência aos que empreendem apontando os desafios a serem resolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Cristina Silva Cavalcante, Centro Universitário Vale do Salgado

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO SALGADO(2021).

Downloads

Publicado

2021-06-29