Uma leitura crítica dos conflitos ambientais pela água no Brasil

Autores

  • Daniel Felipe Victor Martins Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-7797-5576
  • Antonia Cláudia da Silva Hanley Universidade de Fortaleza
  • Fábio Freitas Schilling Marquesan Universidade de Fortaleza
  • Joselito Brilhante Silva Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0025

Palavras-chave:

Conflitos ambientais, Crítica, Capitalismo, Emancipação, Água

Resumo

Neste trabalho, foi realizada uma leitura crítica sobre conflitos ambientais na contemporaneidade envolvendo a problemática da água no Brasil. Ao abordar a temática, foi proposto um alinhamento das ideias com maior reflexão crítica pela possibilidade de explorar conceitos ainda em voga atualmente, como poder, dominação, alienação e exploração. Como resultado, uma abordagem crítica sobre como compreender os conflitos ambientais, isto é, uma abordagem que possibilite à sociedade a condução autônoma da vida e a defesa dos seus direitos de maneira emancipatória, minimizando a alienação social. Uma contribuição na formação de uma racionalidade social que permita ao homem a sua emancipação da razão instrumental que pode contribuir para redução de problemas como a degradação da natureza, a extinção de espécimes, a miséria social e a individualização do homem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Felipe Victor Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2017), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) onde obteve o grau de Distinção e Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Desde 2010 é servidor público federal, atuando como professor e pesquisador com regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), lotado no Colégio Agrícola Dom Agostinho IKas (UFRPE/CODAI) e atualmente é Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública a nível Stricto Sensu da Universidade Federal do Piauí (PPGP/UFPI). 

Fábio Freitas Schilling Marquesan, Universidade de Fortaleza

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA/Unifor) desde 2013/14. Doutor em Administração (Área de concentração: Estudos Organizacionais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013) com pós-doutorado em Inovação para o Agronegócio (UFRGS/2020); Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2008); Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2006); Especialista em Produção de Sementes de Arroz Irrigado (UFPel/2003) e Engenheiro Agrônomo (UFSM/2002). Líder do Grupo de Estudos Organizacionais do Semiárido (Geosá) e membro do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS). Entre os interesses de pesquisa atuais estão as contradições do desenvolvimento em regiões semiáridas e os estudos socioambientais, com destaque para a mudança climática, o (novo-)extrativismo, os conflitos por toda sorte de recursos e outros riscos associados ao Antropoceno. Desde 2018, no V Congreso Internacional de la Red Pilares em Santiago do Chile (Mesa 4: Cambio Climático y otros riesgos del Antropoceno para America Latina) e no V Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais em Curitiba/PR (GT 16: Estudos Organizacionais no Antropoceno), tem ajudado a coordenar espaços de discussão sobre a relação Organização-Antropoceno

Joselito Brilhante Silva, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1993), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1996), Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Ceará (2006), Especialização em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Ceará (2020) e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2018). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Maranguape e Professor do Mestrado em Tecnologia de Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte. Já orientou vários trabalhos de graduação e pós-graduação do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, da Universidade Estadual do Ceará - UECE e da Universidade Federal do Ceará - UFC. Atuou como Consultor Técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID na implantação do programa de incubação de agronegócios junto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Atuou como professor, pesquisador e gestor da incubadora de empresas do Instituto CENTEC. Coordenou o projeto Observatório Social e Econômico do Ceará - convênio IFCE/Secretaria das Cidades do Ceará/MDIC. Atua como membro do banco de mentores do IFCE. Atualmente concentra seus estudos nas áreas: inovação, empreendedorismo, educação empreendedora, propriedade intelectual, indicação geográfica, economia criativa, cidades inteligente e sustentáveis e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2021-06-29