Estratégia para fomento de inovação: programa ALI do Sebrae/SP

Autores

  • Graziela Oste Graziano Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Anderson Santos Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil
  • Rosana Borges Zaccaria Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0011

Palavras-chave:

Cultura de Inovação, Cultura Organizacional, Estratégia, Inovação, Vantagem competitiva

Resumo

Na busca de vantagem competitiva, as empresas provocam mudanças em seus produtos e serviços por meio de ações que ofereçam algum incremento e que estes sejam percebidos pelos clientes, entretanto, essas ações – quando realizadas – são ocasionais e de baixo impacto, fazendo com que nem o cliente, nem o empreendedor percebam os possíveis benefícios. Além disso, dado o possível fracasso nestas ações, o esforço, o tempo e os custos envolvidos acabam desmotivando o empreendedor e gerando uma cultura avessa á inovação, assim, nota-se baixa intenção em investir e promover uma cultura de inovação. Diante desse quadro, o objetivo deste artigo consiste em compreender como promover a cultura da inovação nas micro e pequenas empresas, descrevendo conceitos, tipologia, características e aplicações que buscam compreender como ela ocorre no contexto e ambiente empresarial. Para elaboração deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que mostram os fatores críticos que evidenciam a implementação da cultura da inovação, além de um exemplo prático de aplicação contemplado no programa Agentes Locais de Inovação (ALI) desenvolvido pelo SEBRAE. O método de pesquisa adotado foi exploratório.  Este estudo tem por objetivo oferecer aos leitores um novo olhar acerca da prática da inovação, identificando possibilidades de melhoria, gerando novas oportunidades de negócio.

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Biografia do Autor

Graziela Oste Graziano, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorado em Administração pela UNINOVE, Mestrado em Administração pela UNIMEP, MBA em Gestão de Pessoas e graduação em Administração pela UNIMEP. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado da UNISUL. Professora e coordenadora dos cursos presenciais de Administração e Tecnólogo em Recursos Humanos do UNISAL-PIRACICABA. Coordenadora dos cursos EAD do UNISAL/PIRACICABA: Marketing, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Processos Gerenciais. Professora da graduação e pós-graduação na Escola de Engenharia de Piracicaba. Professora orientadora dos trabalhos de conclusão de curso do MBA - PECEGE - ESALQ/USP. Foi professora por 8 anos do programa de Mestrado e Doutorado em Administração, na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas. Possui experiência em gestão e editoração de periódico científico. Formação em curso de High Performance Coaching HPC - Modalidade Self, Life, Professional e também de Analyst of Profile Behavioral. Pesquisadora e com publicação em livros e periódicos nacionais e internacionais na área de Marketing, Estratégia, Inovação, Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas. Desenvolve e ministra cursos e treinamentos in company.

Rosana Borges Zaccaria, Universidade Metodista de Piracicaba

Profa. Rosana Borges Zaccaria graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado em Comunicação Social e doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui experiências como docente na graduação, MBAs, mestrado e doutorado na área de Comunicação e de Administração. Atua nas áreas de: comunicação, marketing e criatividade, projeto experimental, com ênfase em comunicação interna, comunicação empresarial e mentoria na área. É consultora e facilitadora em projetos de comunicação.

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Publicado

2021-06-29