O mercado de commodities na América e na Europa: condicionantes de produção e comercialização sob a perspectiva de dados em painel

Autores

  • Dilamar Dallemole Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jose Ramos Pires Manso Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

Palavras-chave:

Produção, Comercialização, Commodities, Dados em Painel

Resumo

Este estudo objetiva avaliar alguns dos principais fatores que influenciam na produção e nos mercados de arroz, feijão, milho e trigo, a partir do impacto da integração internacional das cadeias produtivas. Exigências supranacionais, associada ao aumento na demanda e qualidade dos alimentos, pressionam o setor produtivo no Brasil, Estados Unidos, Argentina e em alguns países europeus, como Alemanha, França, Espanha, Holanda, Itália e Portugal, expressivos produtores, consumidores, exportadores e/ou importadores destas commodities. Sob estes aspectos, torna-se oportuno conhecer alguns dos principais condicionantes, bem como, prováveis impactos sobre a agricultura, setor chave para a seguridade alimentar. A ferramenta empregada consiste em um Painel de Dados, no sentido de identificar quais categorias são responsáveis pelas alterações na oferta nestes mercados. Os resultados apontam para a necessidade de políticas moderadas de ajuste de câmbio, incentivo as exportações e ao consumo, pois tratam-se dos fatores mais importantes no que se refere a impactos sobre a produção. Há uma correlação favorável destes fatores para com as economias em questão, sendo que variações positivas tendem a estimular os setores produtivos avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilamar Dallemole, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Pós-Doutorado em Economia pela Universidade da Beira Interior - Portugal (2013), Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (2003) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é Professor Associado e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atuando nas áreas de Economia Regional, com ênfase em Economia do Agronegócio, Gestão e Competitividade em Cadeias Agroalimentares.

Jose Ramos Pires Manso, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

Possui doutorado em Curso de Doutoramento em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa(1996). Tem experiência na área de Economia.

Downloads

Publicado

2016-11-30