Estudo do meio na perspectiva do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva, Alagoas, Brasil

Autores

  • André Gil Sales da Silva
  • Jorge Mário Lisboa Santos
  • Lenice Santos de Morais
  • Christianne Sâmya Lins Rodrigues
  • Josileide Gomes Santos

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2008.001.0011

Palavras-chave:

Ecoturismo

Resumo

O Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva, promove por intermédio da formação continuada de professores a sensibilização sobre as questões socioambientais com práticas educativas inter e multidisciplinares, visando fomentar e fortalecer o pensamento sócio-ecológico nas escolas e na comunidade, impulsionando um círculo virtuoso na busca do conhecimento, pesquisa, geração de saber e na ação transformadora das comunidades locais. Desta forma, desenvolvendo a educação ambiental numa proposta de construção da sustentabilidade, assumindo o desafio de interferir não apenas no paradigma do atual desenvolvimento, mas também o de educação. Este trabalho relata a experiência vivenciada com 102 professores de escolas públicas dos municípios de Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Pilar, Piaçabuçu, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos e Viçosa, ao longo do Baixo São Francisco entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu até a foz do Rio São Francisco. As atividades seguiram os princípios básicos gerais da educação ambiental, onde a sensibilização foi promovida através de palestras informativas e estudos dos meios físico, biológico e antrópico. Compreensão pela abordagem de conceitos básicos sobre a dinâmica ambiental, da observação, de pesquisas bibliográficas, leituras de textos informativos e conversas informais com moradores da região e a competência foi adquirida ao longo de todo processo. Os professores, já preparados, refletiram e discutiram sobre quais caminhos de desenvolvimento devem ser seguidos. Cidadania por meio da atuação, como multiplicadores, interventores e fiscalizadores do uso irracional do meio, procurando integrar a natureza e a sociedade e, por ultimo a avaliação que aconteceu de forma integrada e sistematizada. Neste momento os participantes expressaram suas observações e reflexões sobre o ambiente visitado, através de um questionário de avaliação. O resultado desta avaliação reafirmou a importância de seguir os princípios básicos da educação ambiental. Com relação aos pontos positivos que mais chamaram à atenção durante o estudo do meio 99% dos participantes mencionaram a importância ambiental, 98% destacaram as belezas naturais e 74% a importância histórica da região. Quanto aos pontos negativos mereceram destaque, o assoreamento e o desmatamento da região da foz do Rio São Francisco, por aproximadamente, 60% dos participantes. Outras observações relevantes foram feitas e a declaração de todos os professores, quanto à importância dessa atividade e aos conhecimentos adquiridos entre a articulação teórica e prática, destacaram que a formação continuada aparece como ferramenta em educação ambiental de vital importância para se pensar em uma proposta diferenciada de sustentabilidade para as atividades de ecoturismo ou turismo educacional na região.

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Publicado

2008-09-03