The application of environmental accounting: a study in a dairy industry

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0011

Keywords:

Sustainability, Socio-environmental responsibility, Awareness-raising practices

Abstract

Environmental management has become a competitive advantage for companies, instead of just a way of complying with legal requirements, as it enables sustainable development that seeks to reconcile economic growth, environmental preservation and social responsibility so that society can have able to meet their livelihood needs. In this situation, Environmental Accounting is mentioned, which is undoubtedly a relevant instrument to providing information for making managerial decisions, based on the financial statements and current environmental legislation. Considering the context, this study aimed to understand and describe how a dairy industry, located in the southern region of Minas Gerais, applies Environmental Accounting. A qualitative research was carried out, characterized as a case study, through interviews with the company's administrator, for having the financial and accounting information, and with the production technician, for the knowledge about the production processes. The reports obtained were analyzed using the coding technique. In the end, it was found that the dairy investigated does not apply Environmental Accounting, adopting only palliative actions such as outsourcing the removal of serum. It is believed that this scenario is due to the ignorance of the benefits of Environmental Accounting, as many companies view this science and its methods as a cost and not as an investment that can generate a significant return.

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Author Biographies

Talilian Joelma Borges, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2006), MBA em Gestão Empresarial e Inteligência de negócios pelo UNIS (2011), Mestrado em Sustentabilidade em Recursos Hídricos pela UNINCOR (2019), Atualmente é sócia proprietária - Soma Contabilidade, professora da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, Delegada do CRCMG da cidade de Três Corações e região. Tem experiência na área contábil, com ênfase em Administração de empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: conscientização, planejamento tributário, carga tributária, direito e legislação trabalhista.

Letícia Rodrigues da Fonseca, Universidade Vale do Rio Verde

Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras.

Guilherme Marques Pereira, Universidade Vale do Sapucaí

Graduado em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha. Pós Graduado em Gerência de Empresas e Mestre em Administração. Doutor em Ciências da Linguagem pela UNIVÁS (Universidade Vale do Sapucaí) em Pouso Alegre/MG. Atualmente atua como professor nos cursos de Graduação e Pós Graduação na Faculdade Cenecista de Varginha. Integrante do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Administração na Faculdade Cenecista de Varginha. Professor em cursos de Pós Graduação nas seguintes Instituições: Universidade Vale do Sapucai - UNIVÁS, IPECONT (Varginha), FAI (Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí). Atuei como Professor do curso de Mestrado Profissional em gestão, planejamento e Ensino na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR. Empresário no ramo de Agronegócio, com a produção de café arábica. 

Leandro Costa Fávaro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, com pós-graduação lato sensu em Educação Matemática, Psicopedagogia Institucional e Clínica , Gestão / Administração e Supervisão Escolar, e graduação em Matemática. Exerceu a Docência, Supervisão, Coordenação Pedagógica e gestão da educação, perpassando por todos os níveis e modalidades de ensino, tanto na rede Pública quanto na Privada. Atualmente é Diretor da Educação Básica do Colégio CRA - Grupo UNIS. Desenvolve pesquisas com foco nas seguintes temáticas: educação ambiental, educação a distância e marxismo.

Published

2021-08-26

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente