Novos Registros da família Aeshnidae (Odonata: Anisoptera) para o estado do Amapá, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.001.0020

Palavras-chave:

Diversidade, Amazônia, Fauna

Resumo

A ordem Odonata com aproximadamente 7.000 espécies descritas mundialmente compreende o segundo maior grupo de insetos aquáticos. No Brasil, a ordem é representada por cerca de 860 espécies. Aeshnidae é uma família da subordem Anisoptera com ampla distribuição mundial, para o Brasil são conhecidas em torno de 60 espécies, sendo que, em muitos estados do país pouco se conhece sobre a família. Este trabalho, objetiva apresentar os dados de coletas realizadas durante o ano de 2018 em quatro municípios do estado do Amapá: Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana. Foram amostrados 58 exemplares de sete espécies incluídas em cinco gêneros pertecentes à família Aeshnidae. As espécies: Gynacantha nervosa Rambur, 1842, Neuraeschna costalis Burmeister, 1839, Staurophlebia reticulata (Burmeister, 1839), Triacanthagyna ditzleri Williamson, 1923 e Triacanthagyna septima (Selys in Sagra, 1857) contam como novos registros para o estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Daltro Nunes Garcia Junior, Universidade Federal do Amapá

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2010/2013), graduando em pedagogia (2019/ atual). Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (2014/2016). Atualmente sou discente de doutorado em Biodiversidade Tropical -PPGBio da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase nos seguintes temas: Zoologia de vertebrados e invertebrados, estudo da Superclasse Hexapoda, biologia e ecologia de insetos, com maior foco nos insetos da ordem Odonata.

Monique Telcia dos Santos Damasceno, Universidade Federal do Amapá

Licencianda em Ciências Biológicas 2017/1 pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Exercendo atividades no laboratório de Arthopoda na coleção didática e científica.No momento, atuando em pesquisas voltadas para Ordem Hemiptera, tendo interesse em Triatominae.

Raimundo Nonato Pincaço Souto, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciências Biológicas pelo Museu Paraense Emilio Goeldi (1994), doutorado pelo Museu Paraense Emilio Goeldi /Universidade Federal do Pará (2006) e Pós-doutorado pela Universidad do Oriente, Cuba. Atualmente é professor Permanente e Orientador dos Programas de Pós- graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO), Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Amapá. No ensino de graduação é professor Associado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Entomologia: culicideos vetores de malária e de arboviroses, Bioensaios das atividades inseticida e repelente em Culicidae, Entomologia forense, Coleção cientifica. 

Downloads

Publicado

2020-10-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)