Levantamento de libélulas (Insecta: Odonata) associadas a tanques de Piscicultura no Amapá, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0005

Palavras-chave:

Diversidade, Libellulidae, Erythemis

Resumo

A ordem Odonata compreende os insetos comumente chamados de libélula, podem ser encontradas em todo o mundo. No Brasil a odonatafauna conta com pouco mais de 900 espécies, libélulas ocupam uma ampla gama de corpos d'água por exemplo os tanques de piscicultura, onde muitas vezes são vistas como causadoras de danos aos produtores. Com isso, o presente estudo objetivou realizar o levantamento de odonatas associadas a tanques de Piscicultura situados no município de Macapá, Amapá. Foram coletados um total de 195 indivíduos, representando 17 espécies inseridas em duas famílias. Libellulidae apresentou a maior diversidade com 16 espécies identificadas, Erythemis peruviana Rambur, 1842 foi a espécie com maior frequência e abundância durante o estudo. A diversidade de Odonata encontrada associada aos tanques de piscicultura merece mais atenção, em especial no estado do Amapá, sendo que o estabelecimento de novos pontos de coleta deva ampliar ainda mais a lista de espécies associada a estes corpos hídricos no estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Daltro Nunes Garcia Junior, Universidade Federal do Amapá

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2010/2013), graduando em pedagogia (2019/ atual). Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (2014/2016). Doutor em Biodiversidade Tropical -PPGBio pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP (2017/2021). Tem experiência na área de Sistemática e taxonomia, atua na Biologia de forma geral, com ênfase nos seguintes temas: Zoologia de vertebrados e invertebrados, estudo da Superclasse Hexapoda, biologia e ecologia de insetos, com maior foco na entomofauna aquática, principalmente os insetos da ordem Odonata.

Monique Telcia dos Santos Damasceno, Universidade Federal do Amapá

Licencianda do curso de Ciências biológicas pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, 2017-2022. Exerceu atividades no laboratório de artrópodes/ Arthrolab. Entre os projetos executados durante a vigência das bolsas, foram realizadas pesquisas com vetores da doença de Chagas e artrópodes de serrapilheira, além de manuntenções e informatização da coleção entomológica do laboratório Arthrolab da Unifap.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Biologia do Desenvolvimento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)