Fontes fosfatadas e acidez do solo na produção de mudas de Theobroma grandiflorum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.001.0016

Palavras-chave:

Termofosfato, P2O5, Fósforo, Calagem

Resumo

O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma planta nativa da Amazônia brasileira pertencente à família Malvaceae. É bastante apreciada na região norte do Brasil, principalmente pelo seu sabor e aroma de sua polpa. O objetivo trabalho foi avaliar o comportamento de mudas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) sob adubação fosfatada e correção da acidez do solo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação localizada no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Área de Ciências do solo, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), município de Belém (PA). Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial, 3 x 2, distribuídos em 4 repetições, perfazendo um total de 24 unidades experimentais. Os fatores foram: Adubação fosfatada (Superfosfato triplo, superfosfato simples e yoorin); e correção do solo (com e sem calagem). Nas adubações fosfatadas foram aplicados 0,06 g/planta de superfosfato triplo com 43% de P2O5; 0,15 g/planta Yoorin Master 17 % de P2O5 e 0,13 g/planta superfosfato simples 20 % P2O5. Afim de suprir as necessidades nutricionais da planta, também foram aplicados 0,07 g/planta de uréia e cloreto de potássio. A correção do solo foi realizada pelo método de saturação de base, elevando as bases trocáveis do solo a 60%, aplicando-se 8.1 g de calcário dolomítico com o PRNT 92 %, por unidade experimental. As variáveis de resposta avaliadas foram: Altura da planta (AP), diâmetro do caule (DC), número de folhas (NF), área foliar (AF), massa verde de folha (MVF), massa seca de folha (MSF), massa verde de raiz (MVR), massa seca de raiz (MSR), comprimento de raiz (CR). A combinação das adubações fosfatadas e calagem propicia os melhores resultados para as mudas do cupuaçuzeiro. O termofosfato Yoorin com ou sem correção promove resultados satisfatório para a produção de mudas de cupuaçuzeiro. O Superfosfato simples promove resultados satisfatórios em relação a fitometria das mudas de cupuaçuzeiro com e sem correção do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José Lima de Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduado em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, bolsista de iniciação científica 2017-2019, membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo e Fertilidade do Solo. Atualmente mestrando em agronomia(UFRA)- Área: Física do solo.

Jessivaldo Rodrigues Galvão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), com mestrado em Agronomia (2005) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011). Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Solos, com ênfase em Fertilidade, Manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de grãos, disponibilidade de minerais e nutrição de plantas.

Thiago Costa Viana, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando em Agronomia, Bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa intitulado Avaliação e seleção de genótipos de cupuaçuzeiro com aptidões para atender nichos diferenciados de mercado"", Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo e Fertilidade do solo (GPMFS), Experiência na área de ciência do solo com ênfase em fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas. 

Mauro Junior Borges Pacheco, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando do Curso de Agronomia do 7° Semestre na Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia. Foi bolsista de extensão do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Hodiernamente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFRA, é integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo e Fertilidade do Solo (GPEMFS) da UFRA. Desenvolve estudos na área de ciência do solo, com ênfase em fertilidade, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, análise de solos, microbilogia do solo, utilização de bioestimulantes - promotores de crescimento, Adubação de diversas culturas da Amazônia e nacionais , Sistemas, Técnicas e Práticas de Manejo e conservação do solo e Produção vegetal.

Leonardo de Almeida Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro de Estudos Impacto(2015). Atualmente é BOLSISTA PIBIC da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia.

Gabriela Vilhena de Almeida, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmica do curso de graduação em Agronomia e bolsista de extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). É integrante do grupo de pesquisa e extensão em manejo e fertilidade do solo da UFRA. Desenvolve estudos na área de ciência do solo, com ênfase em fertilidade, manejo e conservação do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: adubação, sistemas de manejo do solo e produção vegetal.

Andreza Mayra Baena Souza de Jesus, Universidade Federal Rural da Amazônia

Tem experiência na área de ciências agrarias, com ênfase em Agronomia

Larissa Matos Lima, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) ;Membro do Grupo de Pesquisa em Manejo e Fertilidade do Solo- UFRA

Downloads

Publicado

2020-10-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)