Avaliação do crescimento vegetativo do Vigna unguiculata sob aplicações de adubações orgânicas e químicas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.004.0011Palavras-chave:
Adubo, Fertilização, Crescimento vegetativo, CompostagemResumo
O feijão-caupi (Vignaunguiculata (L.) Walp.) vem a ser uma das fontes alimentares mais consideráveis e estratégicas para as regiões tropicais e subtropicais do planeta. A maior parte da produção brasileira de feijão-caupi nas regiões Norte e Nordeste é feita em consórcios com outras culturas, como mandioca e milho, além de culturas perenes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento vegetativo do feijão-caupi sob diferentes fontes de adubações orgânicas e relacioná-la com a adubação química. O experimento foi conduzido em uma casa de vegetação localizada no Instituto de Ciências Agrárias, área de ciência do solo, da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, no município de Belém, Pará. O solo utilizado no experimento foi coletado na camada de 0 a 20 cm, em área de floresta secundária com mais de 20 anos sem atividades agrícolas, dentro da área da universidade. O solo foi incubado por um período de 30 dias para redução da acidez, com a utilização de calcário dolomítico. Após a reação do calcário no solo, foram introduzidas 3 sementes por vaso, com capacidade para 3 dm³ de solo, da variedade pretinho. O início da germinação ocorreu no terceiro dia após a semeadura, e no décimo dia sendo feito o desbaste e ficando apenas uma planta por vaso. O delineamento utilizado no experimento foi o inteiramente casualizado distribuídos em 5 repetições, com os seguintes tratamentos: solo + adubação química; solo + adubação química + calcário; solo + esterco ovino; solo + composto orgânico; solo + cama-aviária; solo + adubação química + esterco ovino; solo + adubação química + cama-aviária; solo + adubação química + composto orgânico; solo + calcário. Distribuídos em duas bancadas e totalizando 45 unidades experimentais. Foi avaliado à altura da haste, o diâmetro do caule, o número de folhas, a massa verde da parte aérea, a massa seca da parte aérea, a massa verde dos ramos, a massa seca dos ramos, a massa verde das raízes, e a massa seca das raízes. Das variáveis analisadas, os tratamentos com adubação química mais esterco de ovino obteve os melhores resultados, seguido da adubação com composto orgânico e a adubação com cama-aviária. As adubações, de acordo com as concentrações utilizadas, apresentam efeitos positivos na parte vegetativa da cultura do feijão-caupi.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.