Caracterização da Floresta Ombrófila aberta submontana na Rebio Guaporé, Amazônia Ocidental, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0015

Palavras-chave:

Levantamento fitossociológico, Grupos ecológicos, Índice de diversidade, Índice de equabilidade, Unidade de conservação

Resumo

O conhecimento fitossociológico é utilizado no planejamento da preservação, conservação, recuperação e manejo dos recursos naturais. Objetivou-se realizar o levantamento florístico e fitossociológico na Rebio Guaporé, RO. Conduzido em dez parcelas permanentes (2500 m2), identificou-se e mensuraram-se os espécimes com DAP = 10,0 cm, classificando-os em grupos ecológicos, e calculando- as estruturas horizontal e vertical, índices de diversidade Shannon-Wiener (H') e equabilidade de Pielou (J'). A área apresentou 1354 espécimes distribuídos em 30 famílias botânicas, 75 gêneros e 90 espécies. Apresentou estágio sucessional variado, composto por 26,67% espécies pioneiras, 25,56% secundárias iniciais, 23,33% secundárias tardias e 24,44% de clímax. Os índices de valor de importância variaram de 0,16 a 13,37% do valor total, índice de diversidade H' foi de 3,36, e J' de 0,75. A estrutura vertical seguiu a ordem médio > superior > inferior com 74, 46 e 43 espécies, respectivamente. As espécies Couratari stellata, Theobroma speciosum, Mezilourus itauba e Atrocaryum aculatissimum, foram encontradas em todas as áreas avaliadas, com destaque para Pseudolmedia multinervis com maior densidade absoluta (94,8 ind. ha-1). Portanto, recomendam-se maiores estudos da vegetação da Rebio Guaporé, em busca de conhecer melhor estas riquezas tão isoladas e protegidas na enorme biodiversidade amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Silvana Volpato Sccoti, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal, especialização em Educação Ambiental, mestrado e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora Adjunto IV do curso de graduação em Engenharia Florestal e professora do Programa de Pós-Graduação mestrado em Ciências Ambientais e do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF-ÁGUA).

Jhony Vendruscolo, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Rondônia (2007), mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2012), e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atua principalmente nas áreas: manejo de bacias hidrográficas, análise espacial e temporal da cobertura do solo, indicadores de qualidade do solo e da água, avaliação de áreas desertificadas, recuperação de áreas degradadas, planejamento ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

André de Paulo Evaristo, Universidade do Vale do Taquari

Licenciado em Educação Física - Claretiano Centro Universitário (2014). Engenheiro Florestal - UNIR (campus de Rolim de Moura) (2017). Pós-graduado em metodologia e didática do ensino superior (2017). Mestrando em Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES. Professor de educação física - SEDUC - RO, desde 2017. 1° e 2° colocado no V Prêmio Experiência de Sucesso 2019 (SEDUC/RO).

João Fideles de Brito Junior, Universidade Federal de Rondônia

Técnico Agropecuária pela Escola Família Agrícola Chico Mendes (2009 - 2011). Licenciado em Ciências Biológicas, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2012 - 2015). Mestrando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Rondônia (2017 - 2019). Assessor de projetos na Empresa Acadêmica Floresta Júnior Assessoria Rural e Ambiental (2014 - 2016). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia. Trabalho com recursos florestais, manejo florestal, identificação botânica e ecologia florestal.

Anderson Roberto Bento, Universidade Federal de Rondônia

Acadêmico do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente trabalha na área de Manejo Florestal e Ecologia Florestal em área de Floresta Amazônica. Tem experiência na área de Tecnologia de Produtos Florestais. Atua principalmente nos seguintes temas: Grupos ecológicos, Sucessão Florestal, Manejo de Florestas Nativas, Fitossociologia e Dinâmica da vegetação, com ênfase em florestas nativas. 

Eduardo de Oliveira Spirotto, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Rondônia (2015). Atualmente é monitor da ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ITAPIREMA. responsável pelas áreas práticas de pisciculturas, cafeicultura e compostos orgânicos. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: administração rural, recursos hídricos, empreendedorismo, elaboração de projetos e liderança.

Romas Pereira da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Graduando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura. Atuando dentro da graduação com recuperação de áreas degradadas, Educação Ambiental, Inventário florestal em florestas nativas, Agroecologia, entre outros. Membro da Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé. Integrante do Núcleo de Trabalho em Agroecologia - NTA, da Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal - ABEEF.

Cemilla Cristina Alves do Carmo, Universidade Federal de Rondônia

Engenheira Florestal, formada pela Universidade Federal de Rondônia (2017), discente do mestrado de Ciência Florestal pela Universidade Federal do Acre.

João Paulo Da Silva Carneiro, Universidade Federal de Rondônia

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin(2008). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Janderson Alves dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola estadual de ensino médio e fundamental Nilson Silva(2010). Atualmente é Secretaria da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. 

Downloads

Publicado

2021-08-26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)