Análise da interação de uma fonte pontual de lançamento de esgoto sanitário com a qualidade da água de um sistema lótico, Rio do Peixe, Santa Catarina, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0008

Palavras-chave:

Esgoto doméstico, Drenagem pluvial, Poluição hídrica

Resumo

O lançamento irregular e silencioso de esgoto doméstico nos sistemas hídricos traz inúmeras consequências para a qualidade da água como o aumento das concentrações de matéria orgânica e nutrientes, proliferação excessiva de bactérias e redução do oxigênio dissolvido, dificultando assim o tratamento da água para abastecimento. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo de avaliar a interação da água de tubulação com a qualidade da água do Rio do Peixe, por meio de quatro pontos amostrais na área do município de Caçador/SC. Para o desenvolvimento do trabalho foram determinados quatro pontos de coleta, sendo o ponto de coleta 01 a montante do local de afluência de uma tubulação de drenagem pluvial (50m), ponto 02 local de afluência da tubulação, ponto 03 a jusante da tubulação (50m) e ponto 04 a jusante da tubulação (100m). Os parâmetros analisados foram pH, temperatura, condutividade elétrica, turbidez, ortofosfato e fósforo total. Os resultados foram comparados aos padrões de qualidade da água estabelecidos na Resolução CONAMA 430/2011. Com os resultados obtidos, foi possível observar a maior concentração de fósforo total, ortofosfato, condutividade elétrica no ponto de coleta 02, que corresponde ao local de afluência da tubulação de drenagem pluvial com o Rio do Peixe. A média da concentração de fósforo total na amostra de água coletada no ponto 02, de 6,17 mg.L-1, está muito acima do padrão de qualidade da água estabelecido em legislação e demonstra a ocorrência do lançamento de efluente doméstico no Rio do Peixe. Sendo assim, é de estrema importância o monitoramento da qualidade da água do Rio do Peixe, para monitorar as fontes pontuais e difusa de lançamento de esgoto e efluentes industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Francisco Ferreira de Campos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

É doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Possui graduação em Engenharia Ambiental (2014) e Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2017), pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Universidade Candido Mendes (2016 - 2019), pós-graduação em Engenharia de Segurança de Trabalho pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2016) e pós-graduação em Direito Ambiental pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2017). Atua como professor e pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e é membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador- ADEAC. Tem experiência em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Análise Experimental de Água e Efluentes, Saneamento Básico e Recuperação de Áreas Degradadas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Biorremediação e Fitorremediação de áreas contaminadas.

Daiane Cristine Kuhn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira Ambiental e Sanitarista, mestre em Engenharia Sanitár ia e Ambiental pela Universidade Estadual do Centro Oeste, doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2021-08-26