Percepção ambiental sobre o gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde em uma Unidade Básica de Saúde no município de Fraiburgo, Santa Catarina, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0019

Palavras-chave:

Resíduos de Serviço da Saúde, Educação Ambiental, Percepção Ambiental

Resumo

O Brasil possui legislações ambientais bem definidas quanto à classificação dos tipos de resíduos e quanto aos critérios de gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) que compreende as etapas de segregação, acondicionamento, armazenamento, destinação, transporte e disposição. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo diagnosticar e analisar a percepção dos funcionários que atuam na Unidade de Saúde Central no município de Fraiburgo, Santa Catarina, Brasil. A metodologia utilizada se caracterizou com a aplicação de um questionário semiestruturado para os funcionários da Unidade de Saúde. As variáveis para análise estão relacionadas com várias questões referentes aos RSS, envolvendo classe dos resíduos, destinação, descarte – sendo composta por 10 variáveis. Verificou-se que existem funcionários dos serviços de saúde que desconhecem a classificação e o manejo correto destes resíduos. A partir deste estudo, observou-se a importância de desenvolver instruções de trabalho para evitar a falta de informação, orientando e padronizando as ações de manejo que envolvem os RSS e assim evitar contaminações no meio ambiente e principalmente com o ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Geniqueli Reichardt, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Atualmente é estudante da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e estagiária - Consórcio Interfederativo Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais.

Roger Francisco Ferreira de Campos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe


É doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Possui graduação em Engenharia Ambiental (2014) e Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2017), pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Universidade Candido Mendes (2016 - 2019), pós-graduação em Engenharia de Segurança de Trabalho pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2016) e pós-graduação em Direito Ambiental pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2017). Atua como professor e pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e é membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador- ADEAC. Tem experiência em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Análise Experimental de Água e Efluentes, Saneamento Básico e Recuperação de Áreas Degradadas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Biorremediação e Fitorremediação de áreas contaminadas.

Daiane Cristine Kuhn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal do Pampa (2016) e Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2019). Atualmente é Doutoranda em Engenharia Civil, área de Saneamento e Recursos Hídricos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui experiência em Indústria de alimentos - JBS FOODS, na área de tratamento de água e efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, revisão de sistema de gestão ambiental conforme ISO 14001 e desenvolvimento de projeto para redução do consumo de água. Foi professora em cursos semipresenciais de Engenharia e professora conteudista.

Heitor Antônio Cofferri, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Advogado. Coordenador Pedagógico do Curso de Direito. Professor Universitário. Mestrando. É especialista em Direito Tributário pelo IBET/SP - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (2011); Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (2019); Especialista em Direito Empresarial pelo CESUSC - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (2020). Possui Graduação em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina (2010). Preside o Comitê de Ética e Pesquisa da UNIARP. É Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC Subseção de Caçador. Também é Coordenador das Comissões da OAB da Subseção de Caçador/SC. Tem experiência na advocacia principalmente nas áreas de Direito Público, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Consumidor, Direitos dos grupos de Minoria/Vulneráveis e Direito Processual Civil. Ex- membro do COMAD - comitê municipal Antidrogas do município de Rio das Antas/SC. Já foi membro e vice-presidente da Comissão de direitos da diversidade sexual da OAB/SC de Florianópolis.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Educação Ambiental e Ensinos Multidisciplinares