A aplicação da contabilidade ambiental: estudo em uma indústria de laticínios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0011

Palavras-chave:

Contabilidade ambiental, Desenvolvimento sustentável, Indústria de laticínios

Resumo

A gestão ambiental passou a se configurar como uma vantagem competitiva para as empresas, em vez de ser apenas uma forma de cumprimento de determinações legais, pois possibilita o desenvolvimento sustentável que busca conciliar crescimento econômico, preservação ambiental e responsabilidade social para que a sociedade possa ter condições de satisfazer as suas necessidades de subsistência. Neste âmbito, cita-se a Contabilidade Ambiental que se trata de um instrumento indubitavelmente relevante para o fornecimento de informações para a tomada de decisões gerenciais, balizadas a partir das demonstrações contábeis e legislação ambiental vigente. Considerando este contexto, este estudo buscou como objetivo principal entender e descrever como uma indústria de laticínios aplica a contabilidade ambiental. Para isso realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em uma Indústria de Laticínios localizada na região Sul de Minas Gerais. Foram entrevistados a Administradora da empresa por possuir as informações financeiras e contábeis e o Técnico de Produção que possui o conhecimento acerca dos processos de produção. Os relatos obtidos foram analisados por meio da técnica de codificação. Ao final, constatou que o laticínio investigado não aplica a Contabilidade Ambiental, adotando apenas ações paliativas como a terceirização da retirada do soro. Acredita-se ainda, que este cenário deve-se ao desconhecimento dos benefícios da Contabilidade Ambiental, pois muitas empresas visualizam esta ciência e seus métodos como mais um custo e não como um investimento que poderá gerar retorno significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talilian Joelma Borges, Universidade Vale do Rio Verde

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2006), MBA em Gestão Empresarial e Inteligência de negócios pelo UNIS (2011), Mestrado em Sustentabilidade em Recursos Hídricos pela UNINCOR (2019), Atualmente é sócia proprietária - Soma Contabilidade, professora da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, Delegada do CRCMG da cidade de Três Corações e região. Tem experiência na área contábil, com ênfase em Administração de empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: conscientização, planejamento tributário, carga tributária, direito e legislação trabalhista.

Letícia Rodrigues da Fonseca, Universidade Vale do Rio Verde

Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras.

Guilherme Marques Pereira, Universidade Vale do Sapucaí

Graduado em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha. Pós Graduado em Gerência de Empresas e Mestre em Administração. Doutor em Ciências da Linguagem pela UNIVÁS (Universidade Vale do Sapucaí) em Pouso Alegre/MG. Atualmente atua como professor nos cursos de Graduação e Pós Graduação na Faculdade Cenecista de Varginha. Integrante do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Administração na Faculdade Cenecista de Varginha. Professor em cursos de Pós Graduação nas seguintes Instituições: Universidade Vale do Sapucai - UNIVÁS, IPECONT (Varginha), FAI (Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí). Atuei como Professor do curso de Mestrado Profissional em gestão, planejamento e Ensino na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR. Empresário no ramo de Agronegócio, com a produção de café arábica. 

Leandro Costa Fávaro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, com pós-graduação lato sensu em Educação Matemática, Psicopedagogia Institucional e Clínica , Gestão / Administração e Supervisão Escolar, e graduação em Matemática. Exerceu a Docência, Supervisão, Coordenação Pedagógica e gestão da educação, perpassando por todos os níveis e modalidades de ensino, tanto na rede Pública quanto na Privada. Atualmente é Diretor da Educação Básica do Colégio CRA - Grupo UNIS. Desenvolve pesquisas com foco nas seguintes temáticas: educação ambiental, educação a distância e marxismo.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente