Uso e impactos de fontes hídricas em região semiárida: um estudo de caso no assentamento novo assunção em Aracoiaba, Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.002.0011

Palavras-chave:

Geotecnologias, Recursos hídricos, Potencial de contaminação

Resumo

Desde os primórdios da humanidade a água se mantém como um dos principais recursos para a sustentação da vida na Terra. Nessa perspectiva, os estudos sobre os recursos hídricos tornam-se de extrema importância, principalmente em regiões áridas e semiáridas, onde a água encontra-se limitada. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar as fontes hídricas disponíveis em região semiárida, com um estudo de caso no assentamento Novo Assunção no município de Aracoiaba, Ceará. Além de apresentar os principais usos e como estes impactam na qualidade e quantidade da água local. Para essa pesquisa aplicou-se um questionário a fim de identificar o uso da água dos recursos e análises in loco para identificação visual das atividades potencialmente poluidoras e degradadoras. Identificaram-se duas fontes hídricas no Assentamento, um açude e um rio. Percebeu-se que as tipologias de uso da terra no entorno do açude, consiste em vegetação nativa, solo exposto e a mata ciliar do recurso. Os indicadores de erosão do solo identificaram uma variação de baixa à média vulnerabilidade. Já no segmento fluvial, identificou-se o uso da água para irrigação de hortaliças em canteiros e dessedentação de animais. Mapeou-se 4 classes de uso e ocupação do solo na Área de Proteção Permanente (APP) do rio, sendo elas, área de roçado, área de hortaliças, curral e áreas de solo exposto. As análises na água do rio, indicaram que os parâmetros Condutividade Elétrica (CE), turbidez e Sólidos Totais Dissolvidos (STD) apresentaram altas variações aos padrões de potabilidade principalmente no ponto 2.

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Biografia do Autor

Antônio Patrick Meneses de Brito, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduando em Agronomia na Universidade da Integração Internacional da Lusfonia Afro-brasileira. Técnico em Meio Ambiente. Tem experiência na área técnica ambiental, com ênfase em Análise de Impactos Ambientais(AIA) aos recursos hídricos. Atuando especificamente nos seguintes temas: geoprocessamento, degradação ambiental, sistema de informação geográfica e vulnerabilidade à contaminação de recursos hídricos. Possui graduação em Agronomia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2021). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase nos seguintes temas: geoprocessamento, contaminação hídrica, degradação ambiental, fogo e geoestatística.

Ítalo Magno de Melo Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduado em Engenharia de Energias pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Foi bolsista no projeto de extensão Educação ambiental: conscientização para a reciclagem de óleos residuais desenvolvendo ações direcionadas à conscientização ambiental quanto ao descarte dos óleos e gorduras residuais, faz parte do grupo de pesquisa TOPOGEO - Núcleo de Estudos em Topografia e Geoprocesssamento, desenvolvendo pesquisas na área de geociências através de sensoriamento remoto. Atualmente atua no setor de energia eólica desempenhando atividades de comissionamento de aerogeradores pela MS Serviços e Soluções Energéticas.

Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutora em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente desempenha estágio de pós-doutorado como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)/CAPES vinculado ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) desenvolvendo atividades de pesquisa e ensino. Possui experiência nas seguintes áreas: Tecnologias Sustentáveis (energia da biomassa por meio de biodigestores; sistema de hibridação: energia solar com biomassa, acesso à agua e produção de alimentos através de cisterna e sistema de dessalinização de água), doenças de fruteiras tropicais, manejo de culturas agrícolas e fertirrigação.

Maria Gorete Flores Salles, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira


Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestrado em Ciências Veterinárias na Área de Reprodução Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (Conceito CAPES 6), na Área de Reprodução Animal, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atuou como Médica Veterinária durante 16,6 anos no Lar Antônio de Pádua, onde implantou e executou um projeto de cabras leiteiras confinadas, melhorou geneticamente o rebanho bovino leiteiro com o uso da inseminação artificial e colaborou na suinocultura da propriedade. Atualmente é Professora Adjunta IV no curso de Agronomia do Instituto de Desenvolvimento Rural, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na cidade de Redenção (CE).

Ciro de Miranda Pinto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Engenheiro agrônomo formado em 2004, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), obteve os títulos de Mestre (2006) e Doutor (2011) em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Zootecnia na área de forragicultura e pastagens (2011-2012) pela Universidade Federal do Ceará. Apresenta conhecimento nas seguintes áreas de pesquisas: estatística e experimentação agrícola, fisiologia da produção vegetal, manejo em grandes culturas agrícolas e forragicultura e pastagens. Atualmente é professor Associado I, Nível I, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)/Instituto de Desenvolvimento Rural, sendo responsável pelas disciplinas: Estatística I (Estatística Descritiva); Estatística II(Experimentação Agrícola) e Estatística III (Geoestatística e Análise Multivariada de Dados).

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Publicado

2021-04-12

Edição

Seção

Uso de Recursos Naturais

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