Uso e impactos de fontes hídricas em região semiárida: um estudo de caso no assentamento novo assunção em Aracoiaba, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.002.0011Palavras-chave:
Geotecnologias, Recursos hídricos, Potencial de contaminaçãoResumo
Desde os primórdios da humanidade a água se mantém como um dos principais recursos para a sustentação da vida na Terra. Nessa perspectiva, os estudos sobre os recursos hídricos tornam-se de extrema importância, principalmente em regiões áridas e semiáridas, onde a água encontra-se limitada. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar as fontes hídricas disponíveis em região semiárida, com um estudo de caso no assentamento Novo Assunção no município de Aracoiaba, Ceará. Além de apresentar os principais usos e como estes impactam na qualidade e quantidade da água local. Para essa pesquisa aplicou-se um questionário a fim de identificar o uso da água dos recursos e análises in loco para identificação visual das atividades potencialmente poluidoras e degradadoras. Identificaram-se duas fontes hídricas no Assentamento, um açude e um rio. Percebeu-se que as tipologias de uso da terra no entorno do açude, consiste em vegetação nativa, solo exposto e a mata ciliar do recurso. Os indicadores de erosão do solo identificaram uma variação de baixa à média vulnerabilidade. Já no segmento fluvial, identificou-se o uso da água para irrigação de hortaliças em canteiros e dessedentação de animais. Mapeou-se 4 classes de uso e ocupação do solo na Área de Proteção Permanente (APP) do rio, sendo elas, área de roçado, área de hortaliças, curral e áreas de solo exposto. As análises na água do rio, indicaram que os parâmetros Condutividade Elétrica (CE), turbidez e Sólidos Totais Dissolvidos (STD) apresentaram altas variações aos padrões de potabilidade principalmente no ponto 2.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.